A terceira edição do programa S/A-Sala Aberta, que foi ao ar no domingo, 5, com o tema “Reforma da Previdência – Rumo ao Estado de Mal-estar Social” já pode ser assistida na integra pelo site www.salaaberta.org.br (se preferir, assista no player abaixo). Seis convidados foram entrevistados durante o programa para debater inúmeros temas ligados à Reforma da Previdência, como: Déficit da Previdência – A conta não fecha: Mito ou Verdade?; Propostas para uma Previdência Social Pública, Justa e Solidária; e A quem serve esta Reforma?

Participaram do programa Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho; Pedro Rossi, também professor do Instituto de Economia da Unicamp e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da universidade; o professor da USP (Universidade de São Paulo) Marcus Orione Gonçalves Correia, do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social, juiz Federal da 1ª Vara Previdenciária de São Paulo; o auditor-fiscal da Receita Federal Paulo Gil Hölck Introíni, ex-presidente do Unafisco Sindical (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) e membro do Instituto Justiça Fiscal.

As servidoras públicas Cláudia Pompeu, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia e Guida Calixto, integrante eleita da atual diretoria da Camprev, o fundo de previdência dos servidores municipais de Campinas, falaram sobre os riscos que correm os fundos de previdência, por falta de transparência e participação equitativa dos servidores em suas gestões.

As entrevistas foram conduzidas pelo professor Sávio Cavalcante, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp.

S/A-SALA ABERTA

S/A-Sala Aberta é uma produção da ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp) em parceria com seis coletivos das áreas de comunicação e vídeo, destinado a debater as principais questões sociais, políticas e econômicas da sociedade brasileira.  A primeira e a segunda edição do programa, que foram ao ar nos últimos dois meses do ano passado, trataram da Reforma Trabalhista e da Reforma do Ensino Médio.

Os coletivos que também integram a equipe do S/A-Sala Aberta são: Comunicadores Populares, Mídia Livre VaiJão, Socializando Saberes, Usina Geradora, NINA e a TV Comunitária Cidade Livre.

O programa, aberto ao público, é realizado no auditório da ADunicamp, na Avenida Érico Veríssimo, 1479, na Cidade Universitária.

As gravações com a íntegra dos programas anteriores também estão disponíveis no site: www.salaaberta.org.br.

 

Tags: ,