Fórum das Seis convida para ato “Sintusp Fica” dia 19/01


Em reunião realizada em 10/01/2017, as entidades do Fórum das Seis discutiram intensamente as iniciativas do Reitor da USP para desalojar o Sindicato dos Trabalhadores da USP do espaço físico que ocupa desde a sua fundação, há décadas. Em abril de 2016, em meio a campanha salarial, o Sintusp recebeu um ofício da reitoria da universidade solicitando a desocupação desse espaço, alegando motivos acadêmicos. Desde então, o sindicato e as entidades do Fórum das Seis têm feito gestões no sentido de assegurar que a sede do Sintusp permaneça no lugar onde se encontra.
No entanto, a reitoria da USP, tem avançado no seu intuito de desalojar o Sintusp. Mais recentemente, iniciou a construção de uma cerca em volta das dependências do sindicato, com a presença ostensiva e intimidatória da polícia militar. Diante disso, as entidades que compõem o Fórum das Seis deliberaram por participar das atividades realizadas pelo Sintusp, por solicitar apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas Paulistas, agendar reuniões com a promotoria regional do trabalho, que cuida atualmente do caso; com reitor da USP; e com o Cruesp em caráter emergencial, para tratar da questão do despejo do Sintusp.
O Fórum das Seis convida a todos para participar do Ato Sintusp Fica, no dia 19/01, às 12h30.
Conjuntura atual
Estamos em um momento político extremamente crítico para o país, o número de desempregados aumentando cada vez mais, e o governo federal impondo reformas que configuram um gigantesco ataque aos direitos duramente conquistados pelo conjunto dos trabalhadores e consagrados na Constituição de 1988. Entre elas se destacam a reforma da Previdência, a reforma Trabalhista e a reforma Tributária. O Fórum das Seis vai organizar, ainda no primeiro semestre de 2017, um conjunto de seminários com palestras e debates sobre esses assuntos nas três universidades, USP, UNESP e UNICAMP. É essencial a participação de todos, para o maior conhecimento dos temas e o engajamento na luta contra os retrocessos propostos pelo governo federal.
Unesp
Fórum das Seis deliberou solicitar uma reunião com o novo Reitor da Unesp, Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, para discutir a isonomia entre as três universidades públicas paulistas.
Calendário de Atividades – Sintusp
11/01/2017 – Assembleia no Sintusp, às 12h;
12/01/2017 – Carreata em defesa do Sintusp. Concentração em frente à Odonto, às 12h;
15/01/2017 – Oficina para decorar a grade, às 15h;
16/01/2017 – Publicação do jornal impresso;
19/01/2017 – Ato #SintuspFica, às 12h30;
20/01/2017 – Festa Democrática;
24/01/2017 – Debate sobre ditadura, luta pelos direitos, ataques ao Sintusp
26/01/2017 – Audiência no Ministério Público do Trabalho.
[button link=”http://adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2017/01/Boletim-F6-11-01-17-PDF.pdf” icon=”file-o” color=”red”]Boletim na versão PDF[/button]
 


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *