Em assembleia na ADunicamp, docentes aprovam reajuste salarial de 10,51% proposto pelo Cruesp


Docentes da Unicamp, reunidos em Assembleia Geral na ADunicamp, nesta quarta-feira, 24 de maio, decidiram aceitar a proposta de reajuste salarial de 10,51% feita pelo Cruesp, em reunião realizada com o Fórum das Seis, no dia 19 de maio. A proposta inclui 7,58% referentes à inflação dos últimos 14 meses e mais um percentual de reposição das perdas acumuladas desde 2012.

A Assembleia decidiu também que a ADunicamp deve levar ao Fórum das Seis a proposta de que o Cruesp assuma o compromisso de dar a continuidade às negociações para a reposição das perdas e de outros itens da Pauta Unificada da Data-base/2023. As decisões da Assembleia serão levadas pela ADunicamp para a reunião do Fórum das Seis que ocorre nesta quinta-feira, 25 de maio.

A proposta inicial do Cruesp era apenas o reajuste dos últimos 14 meses, 7,58%. Mas, após ouvirem os argumentos do Fórum das Seis e realizarem uma pausa na reunião, os Reitores voltaram e fizeram nova proposta, a qual incluía o percentual de reposição das perdas, chegando ao índice de 10,51%

A presidenta da ADunicamp, professora Sílvia Gatti (IB), que conduziu a Assembleia, fez um relato do longo processo de negociações que vem se arrastando com o Cruesp nos últimos anos. Na verdade, apontou ela, “não havia negociações”, mas apenas uma imposição unilateral das decisões do Cruesp, situação que só começou a mudar a partir do ano passado, graças “às ações incisivas do Fórum das Seis”.

A professora lembrou que a Pauta Unificada/2023 do Fórum das Seis já havia sido entregue em abril para o Cruesp. “A Pauta tem alguns pontos bem claros que estavam definidos desde 2021. E ela vem muito no sentido não só da recuperação salarial, mas da valorização dos níveis iniciais da carreira docente, entre outros pontos. Pretendíamos fechar as questões ainda em abril, mas só agora as negociações foram retomadas.”

ARGUMENTOS E MUDANÇA

A professora Diama Bhadra do Vale (FCM), 1ª Tesoureira da ADunicamp e que ao lado de Sílvia representou a entidade na reunião do dia 19 com o Cruesp, relatou o ocorrido naquele encontro. Embora o Fórum das Seis tivesse reafirmado as reivindicações da Pauta Unificada o Cruesp vinha se mantendo irredutível em sua proposta do reajuste de apenas 7,58%.

O argumento principal para a não concessão da reposição, afirmou Diama, era o de que o cálculo dos comprometimentos com folha de pagamento teria por base uma arrecadação de ICMS para 2023 de R$ 144,1 bilhões, e não os R$ 150,5 bilhões previstos pela Secretaria da Fazenda do Estado na Lei Orçamentária Anual. Essa queda na arrecadação ainda não foi assumida pelo governo e se baseia apenas na projeção feita a partir dos primeiros meses do ano.

Diama relatou que houve então uma longa discussão técnica e política, com fortes argumentos apresentados pelo Fórum das Seis. Por fim, os reitores pediram uma pausa nas discussões para se reunirem isoladamente entre eles e com técnicos das três universidades.

Após a reunião, que se prolongou por quase uma hora, o Cruesp trouxe a nova proposta de 10,51%. E, em seguida, acatou a reivindicação do Fórum das Seis de realizar reuniões técnicas a partir de setembro, quando os números de arrecadação do ICMS estiverem mais consolidados, para voltar a negociar a reposição das perdas acumuladas.

“Consideramos que a presente proposta é sim um avanço, resultado das mobilizações e de ações efetivas do Fórum das Seis, o que levou à realização das negociações que há muito tempo não aconteciam. E é essencial que nos mantenhamos mobilizados para dar sequência às nossas reivindicações, em função de todas as outras pautas, mesmo após o fechamento da Data-base”, ponderou a professora Sílvia.

66° CONAD

A Assembleia Geral também escolheu a delegação que representará a ADunicamp no 66° Conad do ANDES-SN, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de julho, em Campina Grande (PB), e que terá como tema central a “Reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”.

Foi eleita, como delegada, a professora Sílvia Gatti (IB) e, como observador e observadoras, a professora Diama Bhadra do Vale (FCM), Elaine Prodócimo (FEF) e o professor André Kaysel (IFCH).

Data-base 20203. Assembleia de Docentes da Unicamp realizada no Auditório da ADunicamp, nesta quarta-feira (24/05): professores e professoras, reunidos de modo presencial e on-line, aprovaram a proposta do CRUESP de 10,51% de reajuste salarial. 


3 Comentários

admin

A ADunicamp está desde o início do dia 06/06 monitorando as movimentações da Reitoria, DGRH e Banco do Brasil para a solução do problema do pagamento aos(as) servidores(as) da Unicamp. Comunicamos aos(as) nossos(as) associados(as) que não houve prejuízo no repasse para o pagamento do convênio da Unimed/ADunicamp. A assessoria jurídica da ADunicamp estará à disposição para assessorar na avaliação das medidas legais cabíveis para os(as) associados(as) que sofrerem algum tipo de prejuízo. A Diretoria

Eduardo Chaves

Nosso salário, reajustado, deveria ter caído em nossa conta corrente hoje, 6.6.2023. Não caiu. Tentei obter informações ligando para a Adunicamp, que me mandou ligar para a DGRH. Liguei para lá, ninguém respondeu. A DGA também não respondeu. Agora são basicamente 21h do dia e o salário ainda não caiu na nossa conta. Não consegui encontrar nenhuma explicação no site da Universidade, nem no site da Adunicamp. O que está acontecendo?

ADunicamp

[…] Em assembleia na ADunicamp, docentes aprovam reajuste salarial de 10,51% proposto pelo Cruesp […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *