ADunicamp apresenta:

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Roda de Saberes Kariri-Xocó, na ADunicamp

24 de junho / 18:30 21:30

Roda de Saberes Kariri-Xocó, na ADunicamp

Data: 24/06 | Horário: 18h30 | Local: Praça da ADunicamp

Uma vivência fluida acerca da educação ancestral do Povo Kariri-Xocó

Os Kariri-Xocó resistem há mais de 500 anos às invasões de seu território, no Baixo São Francisco- Alagoas, tendo preservado suas tradições mesmo com escassez de peixes, assoreamento do sagrado rio Opará (em nossa sociedade conhecido como São Francisco) e subtraída sua língua. Resistem e guardam aproximadamente 200 hectares de Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. A nação Kariri-Xocó se destaca na manutenção de sua cultura tradicional. Musicalidade, costumes e organização social foram preservados, assim como sua intensa espiritualidade. O tronco linguístico é o Macro-Jê.

Cultura roda conversa indigenas 2022 — Roda de Saberes Kariri-Xocó, na ADunicamp — ADunicamp

A VIVÊNCIA

Assim como um rio que cresce ao encontrar o mar, a ciência dos povos originários se fortalece no encontro com todos os povos, de todas as cores. Por isso, anualmente o grupo Sabuká, deixa a Aldeia Kariri-Xocó em Porto Real do Colégio e corre mundo, compartilhando as iniciativas e práticas de Regeneração do corpo território indígena Kariri-Xocó, pensamentos, palavras e coração.

Através das danças e cantos do Toré (manifestação cultural milenar, tradicional dos povos indígenas nordestinos, onde se apresentam as forças ancestrais e canaliza-se a memória viva dos antepassados) e do Rojão, nas palavras do Mestre de Canto, Pajé e Cacique Pawana – “Podemos receber de nossos ancestrais, de nossa mãe Terra, nossa Dé Rada, as informações de como ela gosta de ser guardada, enquanto realizamos esse trabalho, nossa criança interior desperta para aprender.” As danças no Toré simbolizam a caminhada pela vida, sempre puxada pela Maracá – nossa mestra dos cantos – que representa o planeta Terra.

Elementos da natureza como pássaros, folhas, terra, fogo e o vento trazem o conhecimento necessário para o crescimento e amadurecimento, integrando em nosso corpo, espaço e tempo as noções que são como raízes na educação Kariri-Xocó.

Posto isso, vamos percorrer e alargar nossas perspectivas e percepções sobre a espontaneidade na manifestação da ação. Provocar e mergulhar nessa forma fluida e espontânea dos movimentos Kariri-Xocó, de onde parte um aprendizado natural, uma liberdade e permissão com relação aos movimentos que para nós parece liberada da razão.

PROGRAMA (Início das atividades: 18h30)
– Roda de conversa
– Toré, vivência
– Venda de artesanato e pintura corporal (pagamento pix ou dinheiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima