Semana da Consciência Negra – de 19 a 25 de novembro de 2022


Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a ADunicamp, a AGB Seção Campinas, a ABMGeo e a DeDH/Unicamp realizarão, de 19 a 25 de novembro de 2022, uma semana de atividades. A programação contará com homenagens ao escritor campineiro Fausto Antônio e com as presenças do professor Achille Mbembe e do cineasta Raoul Peck. Confira, no final do texto, o cronograma completo da semana.

São várias atividades que serão realizadas ao longo da semana. No dia 19 ocorrerá a visita guiada que irá passar por oito lugares de identidade da memória e resistência negras localizados no Centro de Campinas. A caminhada terá início na Corporação Musical Homens de Cor (Rua Luzitana, 127), às 16h, e será finalizada na Estação Cultura, por volta das 18h30 (com uma confraternização no Bar da Estação). É necessário fazer inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/1cvLX65wFsG484fG7

No dia 21, o destaque fica para abertura da Exposição Patuá de Palavras, com os poemas visuais do escritor campineiro Fausto Antônio, publicados no livro “Patuá de Palavras – o (in)verso negro” (Galileu Edições)A Exposição, localizada no Pátio da ADunicamp, ficará disponível à visitação, gratuita, do público até o dia 15 de dezembro. Logo após a abertura da exposição será realizado, na Praça da ADunicamp, o Sarau Fausto Antônio, que homenageará o escritor. O Sarau terá microfone aberto ao público, para quem queira recitar poemas, trechos de obras de seus autores e autoras prediletas; cantar músicas autorais ou as de cantores e cantoras que os inspire.

O dia 22 inicia-se com o lançamento do livro “Mulheres Negras Sim”, de Sandra Cassimiro, evento que será realizado no saguão do Cotuca, a partir das 10 horas. No mesmo horário, será realizado o Workshop com o professor Achille Mbembe, que apresentará questões do mundo atual e discutirá o futuro. O evento será no Auditório Raízes, na sede do DeDh/Unicamp. Neste mesmo dia 22, o workshop terá uma segunda sessão, também no Auditório Raízes, com início previsto para às 14 horas.

A partir das 14 horas, no mesmo dia 22, será realizada a exibição do documentário Lumumba, a morte do profeta (Lumumba: la mort du prophète, 1991, 1h 9min) e a palestra com o diretor Raoul Peck. A atividade será no auditório do Instituto de Computação – IC/Unicamp.

Para encerrar as atividades do dia 22, será apresentada a encenação do monólogo “Arthur Bispo do Rosário, O Rei”, com o ator Roberto Boni, no Auditório da ADunicamp, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita. O monólogo retrata a vida e o processo de criação do artista Arthur Bispo do Rosário, que foi considerado na Europa o maior artista plástico moderno do mundo.

No dia 23 também ocorrerá diversas atividades (ver tabela abaixo), com destaque para a mesa que discutirá o a violência na sociedade, evento que será realizado no auditório da ADunicamp, a partir das 10 horas. E, destacamos também a exibição de um episódio da série Exterminate All The Brutes, seguida de conversa com o professor Achille Mbembe e o diretor Raoul Peck, a partir das 14 horas, no auditório da FCM.

No último dia da semana da Dia da Consciência Negra, a partir das 10 horas, será realizada, no auditório da FCM, uma plenária com o professor Mbembe. No mesmo horário, no auditório da ADunicamp, será realizada mesa “O Futuro do Brasil: diálogos transdiciplinares”. A partir das 14 horas, novamente no auditório da FCM, será exibido o documentário “Eu não sou seu negro”, seguido de conversa com o diretor Raoul Peck. A partir das 17 horas, no auditório do IG, será realizada a roda de conversa, com o tema “a sociedade inteira precisa se mobilizar diante do racismo e do preconceito!”, com Thais Cremasco. E, também, será realizada a exposição de fotografias do livro “a epidemia que ninguém vê” (Ícone Editora, 2022), de Stella Pinheiro e Julia Zulian

À noite, para encerrar a semana, será apresentado o show com a Banda dos Homens de Cor e a abertura da exposição fotográfica do professor Fernando Tacca (IA/Unicamp). Ambas as atividades serão realizadas no auditório da ADunicamp, a partir das 19 horas. Ao final, haverá o coquetel de encerramento.

A #SemanadaConsciêciaNegra é uma realização da ADunicamp idealizada em parceria com a AGB-Seção Campinas, a ABMGeo e a DeDH/Unicamp. A ADunicamp financiou as exposições, as apresentações artísticas e parte das atividades do professor Achille Mbembe e do cineasta Raoul Peck, convidados da DeDH/Unicamp.

Confira a programação completa aqui


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *