PODCASTADU | #Ep23 | “Ancestralidade e contemporaneidade”: IX Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

image_pdfimage_print

“Ancestralidade e contemporaneidade”, foi o tema do IX Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que reuniu em julho de 2022, mais de 2 mil universitários indígenas, na Unicamp. O evento contou com oficinas, debates, simpósios temáticos, atividades culturais reunindo intelectuais, ativistas e artistas indígenas.

Neste episódio do #PodcastADu conversarmos com dois líderes do movimento de estudantes indígenas da Unicamp: Arlindo Baré, estudante de graduação em Engenharia Elétrica na Unicamp, presidente da União Plurinacional dos estudantes Indígenas (UPEI), co-fundador do Coletivo dos Estudantes Indígenas da Unicamp, representante Discente no Conselho Universitário (CONSU), e membro da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Geovane Baniwa, estudante de graduação Ciências Sociais na Unicamp e coordenador do Coletivo dos Estudantes Indígenas da Unicamp.

Na entrevista falamos sobre os desmonte dos órgãos públicos que deveriam atuar na proteção de territórios e sobre as resoluções do IX ENEI como importante debate que ampliou o conhecimento dos estudantes não indígenas sobre os saberes ancestrais como um dos problemas do mundo moderno.

Segundo dados do MEC, a Lei de Cotas impactou no ingresso de estudantes indígenas nas universidades. Em 2007, 7 mil estudantes indígenas cursavam o ensino superior no país, em 2018 foram registradas 57 mil matrículas e em 2020 esse número chegou a mais de 75 mil estudantes indígenas nas universidades brasileiras.

Agora precisamos discutir a questão da permanência e quais as propostas estão sendo implementadas para a política de permanência para estudantes indígenas.

Confira esse episódio acessando o link abaixo:

Siga nossas redes sociais, nosso site e fique por dentro dos próximos temas que serão abordados no #PodcastADu.

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. E, se preferir, acesse ao #PodcastADu pelo Youtube.

CRÉDITOS

Roteiro e apresentação: Paulo San Martin e Cristina Segatto
Participação: Arlindo Baré e Geovane Baniwa
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br

facebook.com/adunicamp

twitter.com/adunicamp

instagram.com/adunicamp

youtube.com/adunicamp

Rolar para cima