ADunicamp CONCERTOS apresenta: Duo Almir Côrtes & Floor Polder

image_pdfimage_print

O Duo se apresenta no palco da ADunicamp no próximo dia 11 de agosto (quinta), a partir das 20 horas!

Duo formado pelo músico baiano Almir Côrtes nas cordas dedilhadas e Floor Polder, flautista e cantora holandesa. A parceria busca destacar tanto traços regionais quanto cosmopolitas, que estão presentes no repertório brasileiro.

Floor e Almir se conheceram no Rio de Janeiro, onde descobriram que ambos haviam desenvolvido pesquisas acadêmicas sobre improvisação em música brasileira, ela na UFRJ e ele na UNICAMP. Entre músicas cantadas e instrumentais, composições e improvisos a apresentação do duo passeia pelo baião, samba de roda (chula), choro, ijexá, xote e afrosambas. Juntos eles apresentam um repertório com músicas autorais e arranjos de Gilberto Gil, Baden Powell, Gismonti, Sivuca e Pixinguinha, dentre outros.

Almir Côrtes

Cultura 2 — ADunicamp CONCERTOS apresenta: Duo Almir Côrtes & Floor Polder — ADunicamp

Vem do Recôncavo Baiano, da cidade de Santo Antônio de Jesus. É músico de cordas dedilhadas (bandolim/violão/violas/guitarras). Desde 2010 vem apresentando-se regularmente nos Estados Unidos, com especial destaque para sua apresentação como representante do Brasil no Latin Music and Culture Celebration (evento promovido pela Berklee College of Music). É graduado em violão pela UFBA, Mestre e Doutor pela UNICAMP. Foi artista visitante na Jacob’s School of Music na Indiana University e na College of Creative Arts da San Francisco State University. Possui 6 CDs lançados. Apresentou-se nas principais capitais brasileiras, nos Estados Unidos, Europa, Cuba, Argentina e Chile. Entre suas apresentações de maior destaque estão o Sesc Brasil Instrumental, XIV Festival de Música Instrumental da Bahia, Clube do Choro de Brasília, Lotus World Music & Arts festival, Clube do Choro de Paris e a Virada Cultural Paulista.

Ao longo de sua trajetória dividiu o palco com artistas como Nailor Proveta, Armandinho Macêdo, Silvério Pontes, Mike Marshall, Daniela Spielmann, David Grisman e Howard Alden. Atualmente é Professor do Instituto Villa- Lobos da UNIRIO, onde coordena a Orquestra de Cordas Dedilhadas e a webserie Villa de Sons.

Floor Polder

Nascida em 1990 em Haia, a Flautista Holandesa veio ao Brasil pra tocar a musica brasileira e fazer mestrado em música na UFRJ. Após se formar na universidade Codarts em Rotterdam em 2013 no curso de Jazz e musica Latina, ela começou trabalhar com música brasileira e música caboverdiana.

Também foi professora de Flauta da Escola Portátil na Holanda e formou com Elizabeth Fadel, pianista de Curitiba, uma banda que se chama Banda Fulô, que faz uma mistura entre música brasileira com jazz. Ela gravou um album com a Banda Fulô e com a banda que se chama Savoy Room. Com o som na flauta , melodioso e criativo; ela presenta uma mistura de música brasileira e músicas autorais influenciadas pelo jazz. 

Rolar para cima