PODCAST ADU | #Ep19 | Nova alíquota do ICMS e o impacto nas Universidades

image_pdfimage_print

O Congresso Nacional aprovou Lei que reduz as alíquotas do ICMS e estabelece teto máximo para áreas de combustíveis, energia, transporte público e telecomunicações.

Muito criticada e questionada por vários segmentos, a Lei também tem sido apontada como meramente eleitoreira, uma tentativa de lançar cortinas de fumaça sobre a causa real dos aumentos sucessivos nos preços de combustíveis.

Mais do que isso, joga nas costas dos estados e, principalmente, dos municípios os custos da redução tributária, que afetará serviços essenciais como saúde e educação.

No âmbito das Universidades Públicas Paulistas, há dúvidas sobre a possibilidade de que a redução na arrecadação dos Estados afete o orçamento da Unicamp, da Unesp e da USP, já que os recursos das universidades vêm da quota-parte do ICMS paulista destinado a elas.

Neste episódio vamos entender como será e se haverá impacto dessa Lei no repasse de recursos destinados às Universidades. Entrevistamos o professor do Instituto de Computação, Paulo Cesar Centoducatte, presidente da ADunicamp e coordenador do Fórum das Seis, que tem acompanhado de perto as questões ligadas à tributação e o ao ICMS no Estado de São Paulo.

Confira esse episódio acessando o link abaixo:

Siga nossas redes sociais, nosso site e fique por dentro dos próximos temas que serão abordados no PodcastADu.Você pode ouvir o PodcastADu nas principais plataformas do gênero: Spotfy, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse ao PodcastADu pelo Youtube.

CRÉDITOS

Mediação e Apresentação: Paulo San Martin e Cristina Segatto

Roteiro: Paulo San Martin e Fernando Piva

Participação: Prof. Dr. Paulo Cesar Centoducatte

Edição: Paula Vianna

Vinheta:  Edwiges Morato

Produção e Coordenação: Fernando Piva

Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br

facebook.com/adunicamp

twitter.com/adunicamp

instagram.com/adunicamp

youtube.com/adunicamp

Rolar para cima