Os desafios de ser professor no Brasil


Os ataques sem precedentes às liberdades e direitos de docentes e educadores no Brasil não podem nos impedir de comemorar com alegria este 15 de outubro Dia do/a Professor/a de 2021, ano em que comemoramos também o centenário do nascimento de nosso patrono, o mestre Paulo Freire.

Hoje no Brasil são mais de 2,5 milhões de docentes, dos quais 2,2 milhões na educação básica, de acordo com o Censo de 2020. O salário médio de profissionais da Educação no Brasil é 13% menor do que o salário de qualquer profissional com nível de instrução equivalente.

Ser docente no Brasil é hoje mais desafiador do que nunca. Além de salários abaixo da média, em comparação até aos de países vizinhos e pobres, o que coloca muitos professores/as em um nível socioeconômico altamente vulnerável, vivemos a perseguição ideológica.

Ataques vindos inclusive do alto escalão de governos estaduais e Federal nos acusam de promover uma tal e inexplicável ‘doutrinação’, o que na realidade se traduz em reprimir o pensamento crítico.

Como vemos, não é fácil ser professor no Brasil. Mas, como dizia o poeta: ‘estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças’.

15 de outubro – DIA DO/A PROFESSOR/A


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *