CONSU vota a revogação do título honoris causa, concedido ao Cel. Jarbas Passarinho, nesta terça, dia 28 de setembro


Nesta terça-feira, 28 de setembro, ocorre a 173ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário da Unicamp (CONSU). A sessão ganhou caráter histórico, a partir da proposição de item de pauta feita pela ADunicamp, que prevê a revogação do título honoris causa, concedido pela Universidade ao Coronel Jarbas Passarinho em 30 de novembro de 1973, sob vigência do Ato Institucional Nº 5 (AI5).

A inciativa da proposta de revogação foi feita por um grupo de Pesquisadores/as e Docentes da Unicamp, que, em dezembro de 2020, envio uma carta à ADunicamp com a solicitação de que a entidade apoiasse a questão. Imediatamente, a Diretoria da entidade se colocou à disposição e criou o Grupo de Trabalho (GT) composto por Docentes, por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), por representações do Diretório Central dos Estudantes da Unicamp (DCE) e da Associação de Pós-graduandos da Unicamp (APG).

O GT compôs um extenso dossiê (veja neste link) que reuniu documentos, relatos e pedidos que reforçam as recomendações da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade e Memória “Octavio Ianni” da Unicamp, no sentido de reafirmar que a honraria concedida ao Cel. Jarbas Passarinho (signatário do AI5) não atende aos requisitos para o título honorífico, outorgado no momento em que o país vivia sob uma ditadura militar.

Posto isso, convidamos a todos/as a assistirem a 173ª Sessão do Consu da Unicamp e acompanhar a votação referente à revogação do título em questão. A sessão será transmitida pelo Youtube e pode ser acessada em: https://www.youtube.com/c/ImprensaUnicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *