Quinta, 15/7, é dia de mobilização contra o arrocho e em defesa da vida


Categorias aprovaram paralisar e acompanhar a segunda negociação, que terá início às 10h. Pela primeira vez, reunião com os reitores será transmitida ao vivo

Conforme aprovado nas assembleias de base, 15 de julho, data da segunda reunião de negociação com o Cruesp, será um dia de paralisação e mobilização nos campi.

Além das atividades organizadas localmente, todas e todos estão convidadas/os a assistir a reunião com o Cruesp, a partir das 10h. Por reivindicação do Fórum das Seis, os reitores concordaram em transmiti-la ao vivo, fato inédito até agora.

Além das questões salariais, nesta segunda negociação o objetivo é avançar na discussão dos demais pontos da Pauta Unificada 2021, que conta com um item fundamental: a definição de Plano Sanitário e Educacional em cada universidade, com a participação da comunidade universitária; há questões urgentes, como a possibilidade de retorno presencial anunciada pelo governador João Doria em 7/7, a preocupante evasão de estudantes, notadamente entre as parcelas mais vulneráveis socioeconomicamente, a assistência estudantil no contexto da pandemia etc.

Após anos de escassa reposição inflacionária, o arrocho salarial é grande. Por isso, na data-base 2021 estamos reivindicando que o Cruesp devolva às servidoras e aos servidores docentes e técnico-administrativos o poder aquisitivo que tinham em maio/2012, o que demandaria uma reposição de 29,81% aos salários atuais. Para tanto, a reivindicação apresentada pelo Fórum é de concessão de 8% em maio/2021 e o restante parcelado em reajustes trimestrais, no prazo de dois anos. Além disso, o compromisso de que, nas próximas datas-bases, haja também a reposição da inflação do respectivo período. O Fórum também reivindica um plano de valorização dos níveis iniciais das carreiras.

O cenário econômico é bastante favorável, apesar da pandemia. A arrecadação do ICMS (imposto do qual deriva o financiamento das universidades) de janeiro a junho 2021 é 28,10% superior a igual período de 2020. É hora de recompor os salários, retomar as carreiras e as contratações!

A partir das 10h, você pode assistir nos seguintes endereços:

Sala Zoom – O Fórum das Seis criou uma sala virtual, na qual as servidoras e os servidores poderão acompanhar a transmissão conjuntamente e, logo após a reunião, conversar com os dirigentes das entidades sindicais.

Link: https://zoom.us/j/99270005176?pwd=T0ZHUWJBTFBaSnRzYjl2dlhYL2hjUT09

Pelo Youtube – Se preferir, você também pode assistir pelo link https://www.youtube.com/watch?v=V626YEtzJqs


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *