ADunicamp Solidária | Entidade realiza doação de poltronas de descanso para equipes do Caism

image_pdfimage_print

Na manhã desta terça-feira, 8 de junho, a ADunicamp efetuou uma doação de oito poltronas de descanso para as equipes do Caism – Hospital da Mulher J. A. Pinotti. A ação faz parte da campanha “ADunicamp Solidária”, lançada em abril de 2021, que deu continuidade as ações sociais promovidas pela entidade desde março de 2020, quando teve início a pandemia de COVID-19.

WhatsApp Image 2021 06 08 at 18.17.28 — ADunicamp Solidária | Entidade realiza doação de poltronas de descanso para equipes do Caism — ADunicamp

Presente no ato de entrega das poltronas, a Profa. Diama Vale, que integra a diretoria da ADunicamp, relatou que, “desde o início da pandemia, a ADunicamp vem atuando em ações de solidariedade para a comunidade interna e externa [da Unicamp]”. Diama, que também é médica-oncologista no Caism e professora pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, explicou que as ações da ADunicamp “contemplam um conjunto de atividades focadas no auxílio às comunidades desassistidas e fortemente impactadas pela pandemia na região, inclusive estudantes da Universidade”. Esclareceu que essa iniciativa visa a melhorar as condições de trabalho dos profissionais que estão atuando diretamente no atendimento de pacientes com COVID-19. Acrescentou que uma ação semelhante será promovida no Hospital de Clínicas da Unicamp, que também atende pacientes acometidas por essa doença. “É, simbolicamente, uma forma de reconhecer o valor que estes profissionais têm na atuação da preservação da vida durante a pandemia”, disse.

O Superintendente do Caism, Dr. Luís Sarian, agradeceu o apoio da ADunicamp aos profissionais do Hospital. Explicou que as novas poltronas têm um padrão elevado de qualidade, razão pela qual dificilmente poderiam ser adquiridas pelo próprio Caism, pois seus custos são muito altos. Ressaltou que o Hospital funciona ininterruptamente, todos os dias da semana, 24h por dia. “Isso só é possível graças ao trabalho de centenas de pessoas em feriados, finais de semana e períodos noturnos”, disse. “Com a doação, agora esses profissionais poderão desfrutar de instalações muito mais confortáveis durante o período de descanso. Isso é motivo de grande alegra para todos nós do Caism”.

De acordo com o enfermeiro Fabio Finotelli, coordenador do Serviço de Hotelaria do Hospital, o uso da sala de descanso é mais comum durante os plantões noturnos, “principalmente pela enfermagem e pelas equipes terceirizadas, como os profissionais da Nutrição e os da Higiene”. Acrescentou que, “antes de irem embora depois do plantão noturno, muitos profissionais se utilizam da sala de descanso para repor as energias. Desse modo, podem pegar a estrada com mais segurança”. No caso dos trabalhadores terceirizados, a sala costuma ser utilizada antes do início dos plantões: “como os plantões se iniciam às 22h, muitos desses profissionais se utilizam da sala para descansar antes do início da jornada”.

De acordo com a Dra. Kátia Melissa Padilha, que coordena a Divisão de Enfermagem do Caism, a pandemia gerou um “aumento expressivo da demanda de trabalho e da necessidade de atenção e concentração”. “Além disso”, explicou a coordenadora, “houve o aumento expressivo do absenteísmo, sobrecarregando aquele profissional que está presente no ambiente de trabalho”. Nesse quadro, o uso da “Sala de Descanso ajuda o profissional a desconectar-se um pouco do trabalho. Um local adequado para o descanso, fora do posto de trabalho, favorece o alívio do estresse, propiciando que os profissionais retornem à atividade com mais atenção, trazendo mais segurança e qualidade para o cuidado”, argumentou.

Por todos esses motivos, o presente da ADunicamp foi bastante celebrado entre as equipes do Caism, que agora poderão contar com muito mais conforto nos períodos de descanso.

Fonte: Caism
Texto: Denis Barbosa Cacique
Foto: Neder Piagentini do Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima