ADunicamp lança campanha de solidariedade e convoca a sociedade para combater a fome agravada pela Covid-19


Desde o início da pandemia, em março/2020, a ADunicamp tem atuado diretamente no combate aos impactos sociais causados pela Covid-19. Por meio da campanha “Em Defesa da Vida” (veja aqui), a entidade realizou diversas doações, que beneficiaram milhares de famílias da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Neste mês de março/2021, inclusive, a ADunicamp efetuou nova doação de 640 cestas básicas para centenas de famílias da região.
Agora, com a campanha “ADunicamp Solidária”, a entidade convoca toda a comunidade da Unicamp para atuar em prol da redução dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, que a cada dia agrava as condições sociais da população da RMC, principalmente a que se encontra na linha da extrema pobreza.
COMO COLABORAR
Diversas entidades da sociedade civil e comunidades necessitam de alimentos e produtos de higiene pessoal para que sejam distribuídos entre as famílias atendidas. Devido ao cenário insalubre, neste momento a ADunicamp não receberá as doações. Porém, através de seus canais de comunicação (site, e-mail e redes sociais), a Associação divulgará sistematicamente os endereços de todas as entidades que foram e estão sendo atendidas.
Posto isso, pedimos para que os/as que desejam efetuar doações, procurem diretamente as lideranças dos movimentos sociais, das entidades civis e religiosas e das comunidades listadas abaixo. Em caso de dificuldade para estabelecer contato, a ADunicamp se coloca à disposição para fazer a interlocução e agilizar a doação (contatos da ADunicamp: (19) 35212479 – imprensa@adunicamp.org.br).
Vale lembrar que todas as instituições e comunidades citadas estão tomando os cuidados e seguindo os protocolos de segurança para receber as doações. Neste sentido, a ADunicamp solicita, por parte dos/as doares/as, o uso adequado de máscaras e álcool em gel durante a entrega das doações.
ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS 
OBRA SÃO JOÃO BOSCO
Endereço: R. José Paulino, 479 – Centro, Campinas – SP
A Obra Social São João Bosco, uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, atua na cidade de Campinas (SP. As unidades de atendimento são divididas por Centros de Educação Infantil e Núcleos de Atendimento Sócio Assistenciais.
A Obra atende 2.150 pessoas diariamente, na Educação Infantil, nas atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes no contra turno escolar e nas oficinas de qualificação profissional oferecidas a jovens e adultos, disponibilizados gratuitamente.
******
PROGEN
Endereço: Av. Adolpho Bloch, 300 (antiga Avenida Hum), Jd. Bassoli, Campinas-SP
O Projeto Gente Nova é uma Organização da Sociedade Civil que atua há 35 anos na região Noroeste da cidade de Campinas, a partir das diretrizes da Política Nacional da Assistência Social, atendendo crianças, adolescentes, adultos e comunidade em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
******
EUFRATEN
Endereço: Av. Eng. Márcio Duarte Ribeiro, 500 – Jardim do Lago II, Campinas – SP
Organização sem fins lucrativos, que há mais de 40 anos dedica-se a educar com autoconhecimento crianças, adolescentes e jovens que vivem em comunidades de baixa renda.
******
CEPROMM
Endereço: R. Corumbataí, 254 – Jardim Itatinga, Campinas – SP
O Centro de Promoção para um Mundo Melhor (CEPROMM) é um OSC (Organização da Sociedade Civil) sem fins lucrativos que atua com foco na garantia de direitos da criança e do adolescente. Instalado no bairro Jardim Itatinga, em Campinas-SP, a entidade atende diariamente 270 crianças e adolescentes.
******
MAE MARIA ROSA
Endereço: R. Vicente Palombo, 34 – Jardim Campineiro, Campinas – SP
O MAE MARIA ROSA é uma instituição de assistência social e educação não formal, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua no atendimento e na promoção da garantia de direitos de crianças, adolescentes e de grupos familiares.
******
DIREITO DE SER
Endereço: R. Ozualdo Rodrigues, 120 – Jardim Campineiro, Campinas – SP
A Associação Beneficente Direito de Ser desenvolve e implanta programas socioeducativos com crianças, adolescentes e jovens (6 a 24 anos), com ênfase na arte-educação, buscando seu desenvolvimento integral e seu afastamento de situações de risco e vulnerabilidade social.
******
AMIC (AMIGOS DA CRIANÇA)
Endereço: Rua Rosa Agritelli Cipriano, 1 – Jardim do Lago II, Campinas – SP
A AMIC – Amigos da Criança atua em Campinas desde 1990. Acolhe inúmeras pessoas com a condição de sobrevivência totalmente aquém dos mínimos aceitáveis para uma vida física, mental e espiritual saudável.
A entidade desenvolve ações sociais junto à população em situação de risco social, na sua maioria localizada abaixo da linha da pobreza, priorizando intervenções que visem acolher, amparar, e orientar a criança, o adolescente e seu núcleo familiar.
******
MINHA CAMPINAS
Endereço: R. Luzitana, 1779 – Centro, Campinas – SP
A Minha Campinas é uma rede de pessoas conectadas na construção de um processo mais participativo das tomadas de decisão de interesse público da cidade, por meio de mobilizações e fomento a comunidades de ação, utilizando tecnologias sociais e digitais de maneira estratégica, criativa e humana.
******
CÂNDIDO FERREIRA
Endereço: R. José Rosolém, 677 – Jardim Londres, Campinas – SP
O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, situado na Rua Helena Fabrini, s/nº, Distrito de Sousas, Campinas – SP é uma entidade filantrópica, inaugurada em 24/04/1924 como um hospital psiquiátrico e dedicada desde então ao tratamento das pessoas com transtornos mentais.
Atualmente, o Cândido realiza aproximadamente 6.500 atendimentos/mês contando com a colaboração de cerca de 950 funcionários que atuam em suas unidades de atendimento para crianças, adolescentes e adultos, distribuídas em todo município de Campinas, tais como: Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão Social pelo Trabalho e Projetos Culturais, todos esses serviços compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
******
PROJETO PADRE ANTÔNIO
Endereço: R. Adélino de Abreu, 166 – Jardim São Marcos, Campinas – SP
Paróquia São Marcos, o Evangelista
******
MARIELLE VIVE!
Endereço: Estr. do Jequitibá, km 07, Valinhos – SP
Comunidade do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Valinhos. Atualmente o acampamento é composto por 104 famílias.
******
COMUNIDADE MANDELA
Endereço: Rua Dezessete, 367, Núcleo Residencial Nossa Senhora Aparecida
Campinas – SP.
******
COMUNIDADE ITAYÚ
Endereço: Rua Itapemirim, 271, Jardim Itayu, Campinas – SP
Comunidade formada por aproximadamente 120 famílias.
******
COMUNIDADE MAUÁ
Endereço: Rua Mauá, 340, Luz (fica em frente da Estação da Luz)
São Paulo – SP
Comunidade formada por aproximadamente 200 famílias.
******
ITCP – Cooperativas de catadores; Agricultoras; Horta das Margaridas – https://www.itcp.unicamp.br/
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária, Barão Geraldo, Campinas – SP


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *