Em live, ADunicamp divulga relatório sobre condições de trabalho docente na Unicamp durante a pandemia


[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_2″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
A ADunicamp divulgou nesta terça-feira, 7 de julho, o relatório final de um questionário feito com 401 docentes das diversas Unidades da Unicamp sobre os impactos do ensino remoto durante o período do isolamento social iniciado em março, quando as aulas presenciais foram suspensas na universidade.
O relatório, que se intitula “Condições de Trabalho Remoto Docente no Contexto da Pandemia de Covid-19, foi apresentado durante um encontro virtual, transmitido ao vivo e mediado pela presidente interina da ADunicamp, professora Sílvia Gatti. O encontro reuniu quatro docentes que integraram o GT (Grupo de Trabalho) responsável pela execução do questionário: André Pasti (Cotuca), Anna Christina Bentes (IEL), Antonio José de Almeida Meirelles (FEA) e Carlos Eduardo Miranda (FE).
O GT, criado em maio, reuniu docentes de diferentes Unidades e a consulta foi realizada durante duas semanas, no mês de junho. O relatório mostra que, do total de consultados/as, 54,3% foram mulheres e 45,5% homens com os seguintes números por faixas etárias: mais de 60 anos (28,7%), 50 a 59 anos (26,5%), 40 a 49 anos (27%), 30 a 39 anos (16,8%) e com menos de 30 anos (1,1%).
SETE EIXOS
Com gráficos detalhados, o relatório apresenta os resultados dos sete eixos de questões que nortearam o questionário:

  1. Perfil e condições individuais, domésticas e familiares das/dos docentes;
  2. Decisões da Universidade sobre o trabalho remoto;
  3. Condições gerais de trabalho remoto na Universidade;
  4. Cotidiano do ensino remoto na Universidade;
  5. Impactos institucionais do uso mais sistemático e constante de novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho docente na Universidade;
  6. Dificuldades e aprendizados no contexto de ensino remoto na Universidade;
  7. Expectativas em relação à continuidade do semestre/ano letivo em contexto de pandemia e de suspensão do isolamento social.

NORTEAR DECISÕES
O relatório apresenta também uma seleção de relatos enviados por docentes que responderam as questões abertas do questionário. “Há relatos concretos e relatos qualitativos sobre a situação. Críticas e apoios às medidas administrativas que vêm sendo tomadas. O relatório captura a diversidade de posições da Universidade diante das atuais condições de trabalho”, avaliou o professor André.
O professor Carlos Miranda lembrou, durante o encontro de apresentação do documento, que os docentes consultados enviaram mais de 900 relatos, como respostas às questões livres do questionário. “Foi um retorno muito acima do esperado. O relatório apresenta um significativo volume de dados”, avaliou.
A professora Silvia destacou a importância do relatório para a tomada de decisões sobre o ensino na Universidade no segundo semestre, ainda durante a pandemia, e também no futuro pós-pandemia. “Não havia qualquer estudo ou base de dados para as decisões que foram tomadas até o momento. Pouquíssimas decisões da Reitoria envolveram docentes e discentes”, afirmou.
A professora Anna Bentes defendeu a necessidade de, a partir das conclusões do relatório, organizar ações conjuntas imediatas para melhorar o desempenho docente e discente na Universidade. Para ela, o relatório revela não só o “enorme engajamento dos professores da Unicamp com o ensino”, mas também “a extrema preocupação diante da situação atual”.
O relatório aponta ainda, na avaliação do professor Antonio José, para a necessidade de “experiências coletivas” e a “abertura de espaços nas decisões centrais da Universidade” para nortear as atuações já no segundo semestre.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_2″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_code]PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRmFkdW5pY2FtcCUyRnZpZGVvcyUyRjYwNzY5MzE1MDE3MzY1MiUyRiZzaG93X3RleHQ9MCZ3aWR0aD01NjAiIHdpZHRoPSI1NjAiIGhlaWdodD0iMzE1IiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dUcmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93RnVsbFNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+[/fusion_code][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *