ADunicamp apresenta o relatório da consulta sobre as condições de trabalho docente remoto durante a pandemia de covid-19


A ADunicamp divulga neste Boletim Especial da ADunicamp os resultados da consulta feita pelo Grupo de Trabalho (GT) criado para obter informações sobre as condições de trabalho docente remoto durante a pandemia de covid-19.
O GT, composto por docentes de diferentes Unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, deu início aos trabalhos em maio de 2020. Após a configuração de um questionário baseado em sete eixos principais, a consulta foi realizada durante duas semanas do mês de junho, por meio de formulário enviado aos docentes da Universidade após termos divulgado essa iniciativa da ADunicamp por meio de nossos canais de comunicação e também por e-mail. O grande empenho dos integrantes do GT permitiu que a leitura e o tratamento dos dados objetivos e subjetivos fossem feitos em tempo recorde, de forma a tornar possível a publicação e a análise dos resultados neste início de julho.
Foram 400 respondentes que bem expressam o alto grau de reflexividade da comunidade docente da Universidade em torno dos seguintes aspectos: impactos do trabalho remoto emergencial sobre o ensino e a construção do conhecimento, condições materiais e subjetivas nas quais suas atividades profissionais têm sido realizadas no período, modificações observadas em suas práticas didático-pedagógicas, expectativas – de diferentes ordens relativas ao momento atual e ao futuro próximo.
Aos colegas que integram o GT, bem como aos que se dispuseram a responder o questionário, o profundo agradecimento da Diretoria da ADunicamp.
Esperamos, com a divulgação dos resultados e com a discussão sobre os sentidos que eles encerram ou apontam, que possamos avançar na percepção acerca dos temas tratados na consulta encaminhada pelo GT da ADunicamp e também na compreensão de questões que devem ser enfrentadas para que os docentes não percam direitos e qualidade de condições de trabalho na esteira das ações tomadas seja no âmbito federal, seja no âmbito estadual durante a pandemia e para que a sociedade possa estar mais e mais mobilizada na defesa da Universidade de excelência dos nossos sonhos – pública, gratuita, laica, inclusiva e presencial.
A Diretoria da ADunicamp


ACESSE


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *