CONSU aprova moção, sugerida pela ADunicamp, que reivindica efetividade e união dos Poderes Públicos no combate à pandemia de Covid-19

image_pdfimage_print

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_2″ layout=”1_2″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Nesta terça-feira, 09 de junho, o CONSU (Conselho Universitário) da Unicamp aprovou, com poucas modificações e com ampla maioria, a moção sugerida pela ADunicamp que reivindica ao Poderes Públicos maior efetividade e união para combater a pandemia da Covid-19.
O texto traz, dentre outras argumentações, a constatação de que “diversas lideranças políticas têm emitido sinais contraditórios nestes dias, contrariando aquilo que a Ciência já estabelece como as melhores formas de enfrentamento à Covid-19. Ações e declarações que minimizam os efeitos da doença, negam doentes e mortos, e que são contrárias ao isolamento social têm confundido a população e, na prática, vêm sabotando os esforços locais e nacionais de contenção da pandemia.”
Diante do exposto, o texto evidencia a “importância estratégica das Universidades Públicas, Institutos de Pesquisa e dos Hospitais Universitários para o bem estar da sociedade e o futuro soberano do país”, o que revela o quão importante é a “manutenção e eventual ampliação dos orçamentos para educação, ciência e tecnologia.”
Confira ao lado (ou aqui) a leitura e a aprovação da moção. abaixo, leia o texto do documento na íntegra:
A Ciência é o pilar fundamental pelo qual devem se sustentar as ações de enfrentamento à Covid-19 e às crises sanitária e econômica que a acompanham. As Universidades, sobretudo as públicas, têm a missão de auxiliar os poderes públicos na tarefa de salvar vidas e de minorar os efeitos perversos da pandemia. E elas, como a Unicamp, não têm fugido desta missão.
É preciso, no entanto, que os poderes da República estejam também a altura dos desafios que se colocam neste momento. A coordenação de ações entre União, estados e municípios, bem como a articulação entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário são cruciais para vencermos a pandemia.
Lamentavelmente, diversas lideranças políticas têm emitido sinais contraditórios nestes dias, contrariando aquilo que a Ciência já estabelece como as melhores formas de enfrentamento à Covid-19. Ações e declarações que minimizam os efeitos da doença, negam doentes e mortos, e que são contrárias ao isolamento social têm confundido a população e, na prática, vêm sabotando os esforços locais e nacionais de contenção da pandemia.
Todos os poderes e esferas governamentais devem se manter firmes no propósito de atuar na crise a partir de princípios e métodos científicos. Mais do que nunca, esta crise evidenciou a importância estratégica das Universidades Públicas, Institutos de Pesquisa e dos Hospitais Universitários para o bem estar da sociedade e o futuro soberano do país. Nesse sentido, é fundamental a manutenção e eventual ampliação dos orçamentos para educação, ciência e tecnologia.
O investimento em educação pública de qualidade e em pesquisa científica deve ser contínuo e consistente. Não se criam grupos de pesquisa e pesquisadores de qualidade de um dia para o outro. Este momento crítico que estamos vivendo têm lembrado à sociedade o valor inestimável das Universidades Públicas. Sem profissionais de qualidade, sem instituições públicas, sem ciência avançada seria impossível enfrentar a crise de hoje, e as que ainda estão por vir.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_2″ layout=”1_2″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_youtube id=”https://youtu.be/IKig-cSJ_X4?t=8461″ alignment=”” width=”” height=”” autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” css_id=”” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Rolar para cima