23 e 24 de Novembro/2018, na ADunicamp


O ANDES-SN realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, o seu III Seminário de Ciência e Tecnologia. O evento ocorrerá na sede ADunicamp.
O tema central do seminário “Marco Legal e a Privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil” será abordado em três mesas. A primeira tratará das questões jurídicas e dos enfrentamentos políticos com a participação de Ciro Teixeira Correia, da USP, e Adovaldo Medeiros Filho, da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN.
“A produção de Ciência no Brasil e os sistemas de avaliação” é o mote da segunda mesa, que terá como expositoras Luciana Rodrigues Ferreira, da EGPA, e Simone Maria da Silva, da UFRJ. Já a última mesa abordará o “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e as relações de trabalho”, com a participação de Claudio Ribeiro, da UFRJ, e Epitácio Macário, da Uece.
“O Marco Legal da CTI, de 2016, regulamentado pelo Decreto nº 9.283/18, promove um franco processo de privatização da C&T, contrário ao projeto de Universidade defendido historicamente pelo ANDES-SN. Da mesma forma, a avaliação do trabalho e da produção acadêmicas na lógica produtivista impacta o trabalho docente e o papel das IES, distanciando-as da sua função social”, explica Cristine Hirsch Monteiro, da coordenação do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GT C&T).
“Diante dos novos e acirrados ataques anunciados pelo governo recém-eleito, precisamos estar organizados, unidos, para enfrentar este cenário”, acrescenta a 2ª vice-presidente da Regional Nordeste 2 do ANDES-SN.
A diretora do Sindicato Nacional reforça ainda a importância da participação das seções sindicais no encontro. “Os temas das mesas devem abordados previamente nos GTs C&T locais para que as discussões sejam alimentadas com análises e propostas vindas da base, pois o III Encontro de C&T prevê trabalho em grupos mistos que, consolidados na plenária de encerramento, deverão indicar ações e articulações a serem apreciadas no 38º Congresso do ANDES-SN , visando incrementar a luta, no próximo período, em defesa da C&T pública e de seu financiamento com recursos públicos”, conclui.
Após o encontro, no domingo, ocorrerá reunião do pleno do GT C&T para avaliar o evento e organizar os encaminhamentos.
Confira aqui o material de divulgação.
Serviço
III Seminário de Ciência e Tecnologia – “Marco Legal e a Privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil”

Data: 23 e 24 de novembro
Local: Auditório da ADunicamp –  Avenida Érico Veríssimo, 1479. Cidade Universitária, Campinas (SP).

Programação
23/11 (sexta-feira) – das 9h às 12h
MESA 1 – MLCTI: questões jurídicas e enfrentamentos politícos
23/11 (sexta-feira) – das 14h às 18h
MESA 2 – Produção de Ciência no Brasil e os Sistemas de Avaliação
24/11 (sábado) – das 9h às 12h
MESA 3 – MLCTI e Relações de Trabalho
24/11 (sábado) – das 14 às 17h
Grupos Mistos de Trabalho
24/11 (sábado) – das 17h30 às 19h
Consolidação dos Grupos de Trabalho

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *