Cineclube (10/10) | Rosa Luxemburgo (1986)


 
É célebre o diagnóstico de Rosa Luxemburg sobre o futuro da Alemanha, nos anos 20 do século passado: socialismo ou barbárie. Deu barbárie. Alinhando-se com tendências muito claras no mundo contemporâneo, o Brasil coloca-se hoje, de maneira inequívoca, diante de uma encruzilhada semelhante: civilização ou barbárie. Nesse contexto, revisitar o filme de Margaretha von Trotta, uma das grandes diretoras do movimento que ficou conhecido com Novo Cinema Alemão nos anos 1980, possibilita uma reflexão sobre os rumos da história e como fantasmas do passado ressurgem – em parte com nova roupagem, em parte com traços muito semelhantes. Um grande filme, não só por seu tema, mas também pela abordagem, que conta com atuação magistral de Barbara Sukowa no papel da pensadora teuto-polonesa.
Sessão das 18h30
Data: 10/10

Rosa Luxemburgo
Direção:  Margaretha von Trotta
Gênero: Biografia, Drama
Alemanha
[button link=”http://chaodefabrica.laboratoriocisco.org/” color=”red”]Informações – IMDB[/button]
 


 
Chão de Fábrica é um filme sobre a história do novo sindicalismo brasileiro. Ele se inicia nas grandes greves de 1979/1980, ocorridas no ABC, em São Paulo. No interior deste movimento de massa foram lançadas as bases para uma nova forma de se fazer sindicalismo e política. De lá para cá, o que mudou?
O atual sindicalismo brasileiro foi capaz de se adaptar às profundas transformações ocorridas na organização da produção no capitalismo? Essa história é contada através de um vasto material de arquivo, por filmagens atuais nas fábricas e no campo, por entrevistas com especialistas e entrevistas com sindicalistas. O narrador que conta esta história é José de Abreu.
O evento faz parte das comemorações de 15 anos do Laboratório Cisco!
Sessão das 16 horas
Data: 10/10

Chão de Fábrica
Direção:  Rentato Tapajós e Hidalgo Romero
Gênero: Documentário
Brasil
[button link=”http://chaodefabrica.laboratoriocisco.org/” color=”red”]Saiba mais sobre o projeto aqui[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *