Concertos (22/09) | Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto na ADunicamp


lupaData: 22/09 (5ª feira)  | Horário: 20h | Local: Auditório da ADunicamp
O guitarrista Lupa Santiago e o saxofonista Rodrigo Ursaia unem-se ao pianista André Marques, ao contrabaixista Bruno Migotto e ao baterista Vitor Cabral e acabam de lançar o cd Chamado. Neste trabalho, o quinteto apresenta composições autorais inéditas que refletem as diversas influências de suas carreiras e as várias afinidades musicais e pessoais entre os instrumentistas. Lupa e Rodrigo se conhecem desde a adolescência, já que ambos estudaram jazz nos EUA e dedicaram-se intensamente à música brasileira, sedimentando carreiras sólidas no campo da música instrumental tanto no Brasil como no exterior.
No repertório estão músicas inspiradas nessas relações: Dom do Samba, de Lupa Santiago, homenageia o grande pianista brasileiro Dom Salvador, residente há muitos anos em Nova York, com quem Rodrigo tocou por vários anos e que apadrinha o CD. Vila Madalena, de Rodrigo Ursaia, inspira-se na atmosfera do bairro onde o saxofonista viveu por muito tempo. The Bear, de Lupa, é uma brincadeira com o próprio sobrenome do parceiro, Ursaia – carinhosamente conhecido como “Urso”.
Lupa Santiago possui uma discografia significativa, tendo gravado com grandes nomes nacionais e internacionais como os renomados saxofonistas norte-americanos Jerry Bergonzi e David Binney. Rodrigo Ursaia teve uma vivência de 12 anos em Nova York, tocando e gravando com vários artistas, e integrando os grupos de Rosa Passos e Dom Salvador, com os quais fez várias turnês internacionais. André Marques toca há 20 anos no grupo de Hermeto Pascoal, além de liderar projetos importantes na cena instrumental brasileira como a Vintena Brasileira e o Trio Curupira. Os jovens Bruno Migotto e Vitor Cabral são muito ativos na cena musical paulistana e brasileira, tendo já se apresentado e gravado com grandes nomes como Wilson das Neves, Arismar do Espírito Santo, Claudio Roditti, Filó Machado, Ed Motta, entre outros.
Esses músicos se mantêm em uma busca incessante por uma identidade sonora pessoal e brasileira, levando em consideração as mais diversas influências do cenário mundial da música instrumental contemporânea. As composições – de Lupa, Rodrigo e André – refletem a dedicação e imersão desses músicos nas linguagens do jazz, jazz contemporâneo, samba, choro e outros gêneros brasileiros. Lupa, Rodrigo e André dedicam-se ainda ao ensino de música na mesma faculdade.
lupa chamado para web
 


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *