Boletim do Fórum das Seis (11/03) – Nem arrocho, nem desmonte! Isonomia, já!


Atenção à segunda rodada de assembleias da data-base 2016, até 18/3, para posicionamento sobre pontos ainda em debate na Pauta Unificada
Reunidas no dia 10/3/2016, as entidades que compõem o Fórum das Seis avaliaram o retorno da primeira rodada de assembleias, quando as categorias fizeram propostas para a composição da Pauta Unificada da data-base deste ano.
Antes da tabulação e encaminhamento das propostas, houve uma rodada de avaliações políticas, para situar a conjuntura em que ocorre a campanha salarial deste ano.
Foi consensual a análise de que, ao contrário do discurso predominante nas reitorias, as universidades não estão diante de uma crise financeira, mas sim de financiamento. Incapazes e desinteressados de lutar por mais recursos para as instituições nos últimos anos – ainda que tivessem cedido às expansões sem garantias de recursos, imposta pelo governo estadual –, as reitorias procuram despejar a conta nas costas da comunidade acadêmica. A não contrata-ção (sequer para repor as vacâncias de servidores docentes e técnico-administrativos), o incentivo à demissão voluntária (como na USP), o ataque às carreiras de ambos os segmentos, a supressão de direitos (corte de vagas e fechamento de creches), entre várias outras, são medidas que mostram a opção reitoral pelo desmonte das universidades.
Neste quadro, a reação da comunidade acadêmica,na defesa de seus direitos e da educação pública, é fundamental.
Pontos em aberto
A palavra de ordem central desta data-base – “Nem arrocho, nem desmonte! Isonomia, já” – reflete o eixo sobre o qual devemos conduzir a campanha salarial de 2016. Na reunião de 10/3, os representantes das entidades trabalharam no sentido de formatar as reivindicações que são comuns a todos. Ainda permanecem pontos em aberto, que precisam ser discutidos pelas categorias numa segunda rodada de assembleias. Eles se relacionam, basicamente, ao item II da Pauta (Salários), conforme explicitado na proposta de Pauta anexa a este boletim.
As assembleias devem discuti-los e se posicionar sobre eles, sempre levando em conta que as decisões do Fórum das Seis são construídas por consenso entre as entidades que o compõem, a partir das diretrizes estabelecidas nas instâncias coletivas das categorias.
Uma nova reunião do Fórum das Seis, no dia 22/3, está agendada para avaliar o retorno da segunda rodada e, se possível, fechar a Pauta.
Sintusp propõe paralisação e ato no dia em que a pauta for protocolada
A assembleia de base dos servidores técnico-administrativos da USP aprovou a realização de um dia de paralisação do segmento em 31/3, data do provável protocolo da Pauta Unificada 2016. O Sintusp solicita que as demais categorias avaliem – nesta segunda rodada de assembleias – a proposta de realização de paralisação e ato unificado nesta data.
Próximos passos no calendário
– Até 18/3/2016: Segunda rodada de assembleias de base.
– 22/3/2016: Reunião do F6, em São Paulo, para avaliar o retorno das assembleias. Se possível, fechar a Pauta.
– Até 31/3/2016: Protocolo da Pauta junto ao Cruesp.
Leia Mais
– Nova proposta de minuta de Pauta Unificada De Reivindicações
– Versão em PDF do Boletim do Fórum das Seis (11/03/2016)


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *