ADunicamp convoca Assembleia e dá largada à campanha da data-base 2016


chamada_assembleia_08032016Participe das assembleias e contribua para preparar a Pauta Unificada deste ano
A ADunicamp dá a largada junto à categoria – a partir de Assembleia Geral marcada para o próximo dia 8 de março – à campanha salarial da data-base 2016, ao lado das demais entidades que compõem o Fórum das Seis.
As bases da pauta unificada das entidades começaram a ser discutidas no início de fevereiro, na reunião do Fórum das Seis que ocorreu no dia 2, em São Paulo. A partir dos primeiros debates, as entidades avaliaram que está em curso um conjunto de ações das reitorias e do Governo do Estado de São Paulo que sinalizam claramente para o aprofundamento do desmonte das universidades públicas paulistas.
Diante disso, a ADunicamp avalia que a campanha da data-base em curso deve discutir amplamente as reais causas da propalada crise financeira das universidades paulistas, já que este é o principal argumento para justificar o desmonte em marcha.
Em comunicado emitido após a reunião de 2 de fevereiro, o Fórum das Seis apontou “sinais evidentes” dessa tentativa de desmonte. “Enxugamento de pessoal (expulsão de funcionários na USP via Programa de Incentivo à Demissão Voluntária – PIDV, não reposição de vagas abertas por aposentadorias, demissões e mortes nas três universidades), descumprimento de acordos celebrados (não equiparação entre os funcionários técnico-administrativos), repressão sobre os três segmentos, adoção de medidas para mostrar ‘responsabilidade’ frente à crise (suspensão das carreiras na Unesp), supressão de direitos (corte de vagas e fechamento de creches), entre várias outras”, afirma o comunicado.
‘Crise’ e arrocho
Na avaliação das entidades integrantes do Fórum das Seis, os reitores das universidades públicas paulistas têm revelado, ao longo dos últimos anos, “incapacidade e desinteresse” em lutar por mais recursos para as instituições. O resultado é que, apesar da expressiva expansão de cursos e campi, não houve contrapartida orçamentária, levando a uma situação que agravou substancialmente a situação financeira das instituições.
“Agora, quando os discursos de ‘crise’ se multiplicam, é sobre a comunidade acadêmica que querem jogar a conta, por meio do confisco de direitos, agravamento das condições de trabalho e perspectiva de arrocho salarial. Ou seja, trata-se sim de uma crise de financiamento e não de crise financeira”, denuncia o comunicado.
Veja a integra da proposta inicial do Fórum das Seis para a construção da Pauta Unificada/2016
Veja a versão em PDF do Boletim da ADunicamp
[box type=”info” border=”full”]Calendário de Atividades
Confira o calendário já definido pelas entidades que integram o Fórum das Seis para o próximo período:
Até 8/3/2016
Primeira rodada de assembleias de base, para apresentação de propostas para a Pauta Unificada 2016.
10/3/2016
Reunião do F6, em São Paulo, para tabular e organizar as propostas vindas das assembleias.
De 11 a 18/3/2016
Segunda rodada de assembleias de base.
22/3/2016
Reunião do F6, em São Paulo, para avaliar o retorno das assembleias. Se possível, fechar a Pauta.
Até 31/3/2016
Protocolo da Pauta Unificada junto ao Cruesp.[/box]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *