Divulgação | Sobre o boicote a Israel


[box type=”info”]Divulgação feita a pedido do Prof. Jaime Frejlich (IFGW)[/box]
Caros colegas,
Esse boicote a Israel não contribui em nada à solução do conflito e mostra o perigo que representa tomar posições politicas sem entender nada da complexidade do problema na região.
Não é Israel que não aceita a resolução da ONU (dois povos em dois Estados soberanos independentes) mas as lideranças palestinas que nunca a aceitaram formalmente no passado e não a aceitam também hoje.
Israel não tem nenhum interesse nos territorios palestinos e certamente os desocuparia em troca de um verdadeiro reconhecimento por parte dos palestinos.
Mas está fresca na memoria da população israelense o que aconteceu pouco tempo atrás com a desocupação unilateral de GAZA. Desocupado por Israel, esse território se convertiu numa ampla base de lançamento de mísseis e de ataques terrestres contra Israel o que acabou provocando uma guerra de grandes proporções e alto custo em vidas e que ainda hoje constitui uma fonte de perigo permanente para Israel e sua população.
Fazer a mesma coisa com os territorios agora controlados por Israel na Cisjordania, sem um verdadeiro e sincero reconhecimento de seu direito à existencia por parte dos palestinos, significaria apenas cometer (e ampliar) o mesmo erro de GAZA, colocando, não apenas o sul, mas todo o territorio do Estado de Israel ao alcançe de mísseis e de açoes terroristas.
Os que advogam pelo boicote a Israel desconhecem a realidade do Cercano Oriente ou apenas disimulam seu apoio ao terrorismo palestino contra Israel.
Jaime Frejlich – Professor Titular/IFGW-UNICAMP  


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *