Concertos (26/11) | Show Vibrações


vibracoesShow: Vibrações
Com: Choro da Mata e André Ribeiro
Data: 26/11 | Horário: 20h | Local: Auditório da ADunicamp
Sobre o Show
A partir de 2014, o Choro da Mata realiza uma temporada com o show Vibrações, em que revisita o antológico disco Vibrações, lançado em 1967 por Jacob do Bandolim e o seu conjunto Época de Ouro. Esta foi uma obra prima pela excelente seleção do repertório – feita por Jacob – fruto de grande pesquisa e resgate de obras e de compositores (como Ernesto Nazareth, Luis Americano e Pixinguinha, por exemplo); bem como pelas composições e pela interpretação do próprio Jacob, intensas e cheias de sentimento. Por ser resultado de um modo completamente diferente de compor, tocar e gravar o choro, Vibrações marcaria os caminhos modernos por onde o gênero seguiria.
Em 2014, o grupo apresentou o show Vibrações em três ocasiões: no SESC Presidente Prudente; no VII Encontro de Choro da Unicamp, evento apoiado pelo PROAC – Festivais de Artes, que levou a Campinas artistas como Toninho Carrasqueira, Maurício Carrilho e Nailor “Proveta”, entre outros; e na Feira Literária e Cultural do 19º COLE – Congresso de Leitura do Brasil.
Choro da Mata
O Choro da Mata resgata a sonoridade da tradicional formação do “regional” que encantou gerações de “chorões”. Surgido em Campinas, SP, realiza a releitura do repertório tradicional de choro e desenvolve um trabalho de composições autorais dos integrantes com intuito de se inserir no movimento de renovação da linguagem e na pesquisa de compositores contemporâneos.
O Choro da Mata é formado por: Esther Alves (flauta transversal), Franco Galvão (violão de sete cordas), Eduardo Pereira (cavaquinho e bandolim) e Marcio Caparroz (pandeiro).
Atualmente desenvolve também um trabalho com a cantora Ana Salvagni (Prêmio da Música Brasileira 2010 – Melhor Disco Regional) apresentando um repertório variado de serestas, sambas, baiões e choros. O espetáculo é composto por 11 canções e 4 choros com duração de 1h e 25 min. Em dezembro de 2014, uma versão pocket do espetáculo foi apresentada na Companhia Sarau (Barão Geraldo, Campinas-SP).
André Ribeiro
Bacharel em música popular pela UNICAMP, o bandolinista já se apresentou ao lado de ícones da música como Alessandro Penezzi e Izaías Bueno de Almeida. Realizou em 2004 o Concerto em Sol Maior para dois bandolins de Antonio Vivaldi com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Dotado de   técnica
primorosa, André Ribeiro venceu em 2009 o 8º Prêmio Nabor Pires Camargo-Instrumentista. Em 2008 lançou o disco “Abrideira” junto ao grupo Fina Estampa e em 2012 o disco “De Três em Três” com o Conjunto Subindo a Ladeira (CSL). Em 2014 lançou seu terceiro disco – com o Regional Paulista – e, em 2015, “Homenagem a Chiquinha Gonzaga” com o CSL.
Em 2015, o Choro da Mata apresentou o espetáculo Vibrações no dia 23 de abril, dia nacional do choro, no Sesc Campinas. No mesmo mês apresentou o espetáculo na Série Chorinho no Museu do Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão/SP. Em agosto, o espetáculo foi ao Festival de Inverno de Vinhedo-SP, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus.
Ficha Técnica do Show

André Ribeiro (bandolim), Esther Alves (flauta transversal), Franco Galvão (violão de sete cordas), Marcio Caparroz (pandeiro) e Eduardo Pereira (cavaquinho e violão).
Repertório

  1. Vibrações (Jacob do Bandolim)
  2. Receita de Samba (Jacob do Bandolim)
  3. Ingênuo (Pixinguinha)
  4. Pérolas (Jacob do Bandolim)
  5. Assim Mesmo (Luis Americano)
  6. Fidalga (Ernesto Nazareth)
  7. Lamentos (Pixinguinha)
  8. Murmurando (Fon Fon)
  9. Cadência (Callado)
  10. Floraux (Ernesto Nazareth)
  11. Brejeiro (Ernesto Nazareth)
  12. Vésper (Ernesto Nazareth)

A apresentação tem duração de 70 minutos e a classificação indicativa é livre para todos as idades.
 


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *