Universidades paulistas em luta por novos recursos



Com fim da campanha salarial, o Fórum das Seis mobiliza reivindicações por mais recursos para universidades estaduais paulistas
Com o encerramento da campanha salarial de 2015 as entidades representativas das universidades públicas estaduais paulistas, reunidas no Fórum das Seis, voltaram suas ações no sentido de discutir a situação financeira e reivindicar novos recursos para as universidades e o Centro Paula Souza.
Na próxima terça-feira, 23, o Fórum das Seis pretende levar um número expressivo de integrantes de todas as categorias para a audiência pública que discutirá, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a situação das universidades paulistas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2016.
O debate e a mobilização se tornam cada vez mais urgentes, uma vez que a crise financeira das universidades estaduais tem sido repetidamente utilizada pelo Cruesp e pelo governo do Estado de São Paulo para manter baixo o índice de reposição das perdas salariais e a precária recomposição do corpo de docentes e funcionários.
Na campanha salarial de 2015, utilizando o argumento da crise financeira, o Cruesp propôs apenas a correção de perdas com base na inflação calculada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) – de 7,21% e pagos em duas parcelas – e rejeitou a proposta do Fórum das Seis, de reajuste com base na inflação medida pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) – de 8,35%. A primeira parcela, de 4%, já foi repassada em junho (mês referencia maio) e a segunda, de 3,09%, entra na folha de pagamentos de novembro (mês referencia outubro) e incide no 13° salário.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência pública convocada de forma conjunta pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Ciência, Tecnologia e Informação da Alesp, atendendo a uma solicitação do Fórum das Seis, tem como objetivo debater a situação financeira das universidades estaduais paulistas e o repasse previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016. Os reitores das três universidades também foram convidados a participar.
Considerando a importância da luta por mais recursos para as universidades estaduais paulistas e o Centro Paula Souza na LDO 2016, o Fórum das Seis indica às categorias que participem da audiência, transformando o 23 de junho em um dia de mobilização em defesa das universidades estaduais paulistas e por mais recursos para a educação pública do estado de São Paulo.
[button link=”http://adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2015/06/BOLETIM_adu_universidaedes_paulistas_em_luta_novos_recursos.pdf” icon=”file-o” window=”yes”]Acesse aqui e baixe o Boletim em PDF[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *