Cineclube | Fase Kusturica


Emir-KusturicaCineclube da ADunicamp exibirá três sucessos do diretor Emir Kusturica (foto). Para a sessão do dia 13/05, o filme escolhido é “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios” (1985). No dia 20/05, será exibido o longa “Arizona Dream” (1993) e na sessão do dia 27/05, o filme “Underground” (1995). As sessões terão início às 18h30, lembrando que às 16h serão transmitidos os filmes da semana anterior.
Kusturica nasceu em 1954, na cidade de Sarajevo (Iugoslávia), e iniciou sua carreira no cinema ainda no colégio, produzindo filmes independentes e participando, com sucesso, de festivais amadores. Na década de 1970, o diretor estudou na FAMU, reconhecida academia cinematográfica de Praga (República Checa), onde aprimorou sua técnica através dos ensinamentos do famoso diretor checo, Otakar Vavra.
A década de 1980 foi um divisor de águas na carreira do diretor. Ele estreou no circuito internacional com o elogiado filme “Você se Lembra de Dolly Bell?” (1981), vencedor do Leão de Ouro, em Veneza. Em 1985, conquistou a Palma de Ouro do Festival de Cannes com “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios”, filme que o Cineclube da ADunicamp exibiu no último dia 13/05.
Em 1995 o diretor voltou a conquistar a Palma de Ouro, com o filme “Underground”. Seu último grande sucesso no cinema foi o filme “Promise me this”, lançado em 2007, que recebeu indicação ao festival de Cannes. De lá para cá, Kusturica tem se dedicado ao projeto musical, intitulado Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra.
 


 
PROGRAMAÇÃO
quando_papai_saiuQuando Papai Saiu em Viagem de Negócios (1985)
Quarta-feira (13/05)
Sessão das 18h30

SOBRE O FILME
Título Original: Otac na Sluzbenom Putu
Direção: Emir Kusturica
Gênero: Drama
Iugoslávia
2h10

SINOPSE
Passado na Bósnia pós-Segunda Guerra Mundial, durante o Período Informbiro, o filme narra a história de um rapaz cujo pai (interpretado por Predrag Miki Manojlović) é suspeito de trabalhar para o Cominform e é enviando para um campo de trabalhos forçados por ter feito um comentário descuidado sobre um cartoon político. A história é contada da perspectiva do rapaz, Malik, que é levado a acreditar que o pai se encontra fora numa viagem de negócios.
[button link=”http://www.imdb.com/title/tt0089748/” icon=”plus-circle” color=”red” window=”yes”]Informações – IMDB[/button]
 


 
Arizona Dream (1992)
Quarta-feira (20/05)
Sessão das 18h30

SOBRE O FILME
Título Original: Arizona Dream
Direção: Emir Kusturica
Gênero: Comédia e Drama
EUA e França
2h20

SINOPSE
Axel Blackmer (Johnny Depp) é um funcionário publico que vive em Nova York e é obcecado por peixes. Ele monitora o comportamento deles, mas sua maior curiosidade é saber como eles sonham. Leo Sweetie (Jerry Lewis), o tio de Axel, preferiria que o sobrinho administrasse o negócio da família, uma revenda de carros em Tucson, Arizona. Contra a sua vontade Axel dirige de Nova York até o Arizona para verificar a situação e assistir o casamento de Leo com Millie (Paulina Porizkova), uma mulher bem mais nova que seu tio. Este casamento na verdade é um ardil para Axel entrar nos negócios da família, mas para Axel esta viagem se tornará algo bem mais complexo do que comprar e vender carro.
[button link=”http://www.imdb.com/title/tt0106307/” icon=”plus-circle” color=”red” window=”yes”]Informações – IMDB[/button]
 
 


 
Underground (1992)
Quarta-feira (27/05)
Sessão das 18h30

SOBRE O FILME
Título Original: Underground
Direção: Emir Kusturica
Gênero: Comédia e Drama
Bulgária, Hungria, Alemanha, República Tcheca, França e Iugoslávia
2h40

SINOPSE
Durante a Segunda Guerra Mundial, fabricantes de armas vivem sob o solo de Belgrado, trabalhando sem saber que lá fora a guerra já acabou. Anos depois, quando podem sair do esconderijo, eles ainda recusam acreditar que os conflitos terminaram.
[button link=”http://www.imdb.com/title/tt0114787/?ref_=fn_al_tt_1″ icon=”plus-circle” color=”red” window=”yes”]Informações – IMDB[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *