Moção de Repúdio à expulsão de 17 alunos da Unesp


expulsao_unesp_siteO Fórum das Seis elaborou uma moção de repúdio à expulsão de 17 estudantes DA UNESP, que participaram da ocupação das salas da diretoria da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Araraquara, durante 21 dias entre maio e junho de 2014. A ocupação foi motivada pela expulsão de 38 estudantes do alojamento estudantil. A decisão de expulsar o grupo da Unesp foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 29 de janeiro.
Na moção, o Fórum das Seis reivindica a reintegração imediata desses alunos e o fim das perseguições a docentes, técnico-administrativos e estudantes nas universidades estaduais paulistas. O Fórum das Seis questiona, ainda, a condução do processo, realizada pela Comissão de Sindicância Administrativa da Unesp, que desconsiderou o direito de defesa dos estudantes.
Confira o texto da Moção na íntegra:
“Repúdio à perseguição no campus da Unesp em Presidente Prudente
Servidores docentes e técnico-administrativos do campus da Unesp em Presidente Prudente, em sua maioria membros do comando de greve local em 2014, estão sendo convocados a prestar esclarecimentos junto a uma “Comissão de Apuração Preliminar”, designada pela Portaria FCT358/2014, com base em denúncias anônimas.
Trata-se de uma clara intimidação, que restabelece na Unesp procedimentos que remontam aos Serviços de Informação existentes nas Universidades, muito “úteis” durante a ditadura militar brasileira (1964-1983) e, no mínimo, explicita a disposição de punir esses servidores, principalmente, e de maneira exemplar, aqueles que tiveram destacada participação na greve de 2014.
O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e do Centro Paula Souza (Ceeteps) – reunido em 5/2/2015, solidariza-se com os servidores vítimas desta perseguição e lamenta que uma instituição de ensino superior pública se utilize de expedientes como estes, com a colaboração de pessoas que, no anonimato, se prestam a exercer o papel de agentes da repressão de modo análogo ao que ocorreu no período ditatorial. Diante dessas considerações, o Fórum das Seis solicita o imediato arquivamento da referida “apuração preliminar”.
São Paulo, 5 de fevereiro de 2015
Fórum das Seis”
Saiba Mais
[button link=”http://adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2015/02/F6_mocao_est_unesp.pdf” icon=”file-o” color=”red” window=”yes”]Moção do Fórum das Seis[/button]
[button icon=”file-o” color=”red”]Comunicado dos Estudantes Expulsos[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *