Participe | Reunião sobre o Relatório da CNV

image_pdfimage_print

comissaodaverdadeDando continuidade à discussão sobre o Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), apresentado no último dia 10/12/2014, a ADunicamp convoca seus filiados para nova reunião, a ser realizada no próximo dia 09/02/2015 (segunda-feira), às 10h, na sede da entidade.
Para que seja definida a estrutura necessária para realização do encontro, sugerimos que confirme sua presença com o Secretário da Direção: Rogério – diretoria@adunicamp.org.br.
Abaixo, segue relato da reunião realizada em janeiro/2015:
Comissão Nacional da Verdade (CNV) – Desdobramentos
O Brasil vive hoje seu mais longo período de normalidade democrática em cerca de 100 anos. Dessa normalidade faz parte tentar entender sua própria história, inclusive no tocante a episódios ainda obscuros dos últimos períodos de autoritarismo. Embora ainda não tenhamos avançado tanto nessa direção como nossos vizinhos Argentina, Chile e Uruguai, já temos alguns marcos importantes, dos quais o mais destacado é certamente o relatório da CNV, tornado público aos 10/12/2014. Na condição de representante da sociedade civil organizada, a ADunicamp tem procurado exercer o papel que lhe cabe nesse debate, divulgando o relatório da CNV em sua página da internet e discutindo temas afins, como o caso do título de professor honoris causa concedido ao Cel. Jarbas Passarinho, através de dossiê também divulgado em nossa página. Cabe-nos agora tentar implementar as recomendações formuladas pela CNV em seu relatório, para que ele realmente venha a cumprir seu papel de esclarecimento histórico e consolidação plena da democracia no país. Com essa finalidade, um grupo de docentes interessados no assunto se reuniu com a diretoria da ADunicamp na semana passada. Nessa reunião, foi acordado que a ADunicamp:
1) disponibilizará um canal para debate em página específica de seu novo site na internet, ora em processo de finalização;
2) promoverá uma campanha sobre o assunto nos primeiros meses do primeiro semestre letivo, preferencialmente em conjunto com as representações de funcionários (STU) e estudantes (DCE);
3) organizará um ciclo de debates; 4) convocará nova reunião para discutir o tema, a ser realizada no próximo dia 09/02/2015, às 10:00 h, na sede da entidade.
Convidam-se todos os filiados a participarem desse debate, com a sugestão de que confirmem sua presença com o Secretário da Direção (Rogério: diretoria@adunicamp.org.br), caso possam participar da reunião do dia 09. Matérias sobre o assunto a serem publicadas na página específica de nosso novo site devem ser encaminhadas ao setor de jornalismo (Fernando: imprensa@adunicamp.org.br).

Rolar para cima