Docentes das universidades estaduais do Paraná estão em greve geral


educaçãoOs docentes e técnico-administrativos das sete universidades estaduais do Paraná estão em greve contra o pacote de ajustes do governador Beto Richa, que afeta diretamente os servidores públicos estaduais. Os professores pedem a revogação do pacote de ajustes do governo do estado, a revisão da criação do fundo de pensão privado para os servidores estaduais, o pagamento do 1/3 de férias e a manutenção da autonomia universitária.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) entrou em greve na segunda (9). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve assembleia na quarta-feira (11) e aprovou por unanimidade greve por tempo indeterminado. Nela, a greve começa no sábado (14).
As outras universidades estaduais, que já estão em greve, são: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Assembleia Legislativa do Paraná é ocupada
Além dos docentes e servidores das universidades, várias outras categorias do serviço público paranaense estão em greve ou em mobilização. Na última terça-feira (10), os servidores intensificaram suas ações contra as medidas de arrocho que o governo quer implementar e ocuparam a Assembleia Legislativa. Centenas de pessoas acamparam no local e permanecem com a ocupação.
O protesto fez com que a sessão que iria votar os projetos de lei que atacam direitos dos funcionários públicos fosse suspensa. Participam da ocupação trabalhadores em Educação básica e superior do estado do Paraná, servidores da saúde, estudantes, e outros segmentos do funcionalismo que são contra as medidas que atacam direitos. Na madrugada de quarta (11), a justiça determinou a desocupação da Alep, mas a polícia se recusou a cumprir a ordem de despejo.
Fonte: Andes-SN


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *