INFORMANDES ONLINE de N° 524 (7/6)


SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INFORMANDES ONLINE de N° 524
Brasília-DF, 7 de Junho de 2018
Conad

 


Nacional
Servidores Públicos Federais realizam Dia Nacional de Lutas
Os Servidores Públicos Federais (SPF), organizados no Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizaram um Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos nesta quinta (7).
Leia mais
Servidores Federais realizam Dia Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos
Servidores federais de diversas categorias, reunidas no Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizam nesta quinta-feira (7) um Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos.
Leia mais
2º Festival da Comunicação Sindical e Popular lança financiamento coletivo
O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e a Teia de Comunicação Popular do Brasil lançaram a plataforma de financiamento coletivo do 2º Festival da Comunicação Sindical e Popular, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ) no dia 24 de julho. O festival faz parte do Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e a data marca o falecimento de Vito Giannotti, fundador do NPC.
Leia mais
ANDES-SN divulga Caderno de Textos do 63º Conad
A secretaria do ANDES-SN divulgou, nessa segunda-feira (4), o Caderno de Textos do 63º Conad, que ocorrerá entre 28 de junho e 01 de julho, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), na cidade de Fortaleza (CE). O material irá orientar os debates do Conad, e é composto por textos da diretoria do ANDES-SN, das seções sindicais e, também, de filiados ao Sindicato Nacional.
Leia mais
ANDES-SN realiza Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria
O ANDES-SN realizará, nos dias 8, 9 e 10 de junho, o Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria. O evento será realizado na sede da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr – Seção Sindical do ANDES-SN), em Curitiba (PR), e terá como tema “Ebserh, Funpresp e Federalização dos Hospitais Universitários”.
Leia mais


Seções Sindicais
Justiça afasta exigência do diploma para o recebimento da RT por docente da Ufam
A Justiça Federal condenou, mais uma vez, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a pagar, com juros e correção monetária, parcelas vencidas da retribuição por titulação a um professor da instituição, em virtude de conclusão de doutoramento, sem que houvesse a necessidade de apresentação de diploma.
Leia mais
Docentes da Universidade Estadual do Piauí aprovam estado de greve
Em assembleia geral, realizada na manhã desta quinta-feira (7), docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) decidiram entrar em estado de greve. Isso quer dizer que, a partir de hoje, a categoria está em estado permanente de assembleia e pode, a qualquer momento, deflagrar greve geral.
Leia mais


Outras Lutas
Governo não paga bolsas para estudantes indígenas e quilombolas desde o início do ano
Estudantes indígenas e quilombolas de universidades federais estão sem receber suas bolsas-permanência, de R$ 900, desde o início do ano. A denúncia foi realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo movimento indígena – que realizou protesto em frente ao Ministério da Educação (MEC) no dia 22 de maio para cobrar o pagamento das bolsas e se reuniu com representantes da pasta no dia 29.
Leia mais
Brasil ultrapassa pela primeira vez marca de 30 homicídios por 100 mil habitantes
O Brasil atingiu, pela primeira vez em sua história, o patamar de 30 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa de 30,3, registrada em 2016, corresponde a 62.517 homicídios naquele ano, 30 vezes o observado na Europa naquele mesmo ano, e revela a premência de ações efetivas por parte das autoridades públicas para reverter o aumento da violência.
Leia mais
Mais da metade dos idosos latino-americanos não recebe aposentadoria
A falta de um sistema contributivo de aposentadoria afeta mais da metade dos homens e, sobretudo, das mulheres com mais de 60 anos na América Latina, principal fator que os mantêm ativos no mercado de trabalho.
Leia mais
Justiça do Trabalho suspende privatização da Eletrobras
A Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro suspendeu por 90 dias a privatização de cinco distribuidoras da Eletrobras. A decisão, tomada na terça (5) a partir de ação movida pelo Sindicato dos Eletricitários do Rio de Janeiro (Sintergia), exige da Eletrobras e das distribuidoras um estudo sobre os impactos da privatização nos contratos de trabalho. Atualmente, a Eletrobras possui 11.405 trabalhadores, sendo 6.277 contratados diretamente e 5.128 terceirizados.
Leia mais
Justiça determina CPI da dívida pública, mas decisão é cassada um dia depois
Na tarde de segunda-feira (4), a Justiça Federal do Distrito Federal deu 30 dias para que o Congresso Nacional instaure uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para uma auditoria na dívida pública brasileira, que consome quase a metade do orçamento do país. No entanto, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu da decisão e conseguiu cassá-la em menos de um dia.
Leia mais
Brasil entra para lista suja da OIT devido à Reforma Trabalhista
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) incluiu o Brasil na lista de países que devem prestar esclarecimentos ao organismo referente aos direitos trabalhistas. O principal questionamento refere-se à Convenção 98 da OIT, sobre direito à organização e negociação coletiva, ratificada pelo Brasil em 1952. Tal direito foi alterado após a aprovação da reforma trabalhista, Lei 13.467, aprovada em 2017. Confira aqui como votaram deputados e senadores.
Leia mais


Agenda
 Junho
8 – 55º Encontro da Regional Nordeste, em Vitória da Conquista (BA).
8 a 10 – Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria – GTSS/A, em Curitiba (PR).
18 a 20 – Jornada de lutas do Fonasefe e Fonacate.
19
 – Caravana à Brasília
Junho/Julho
28 a 01 – 63º CONAD do ANDES-SN com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica, em Fortaleza (CE).
Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br
www.andes.org.br


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *