Semana de Luta Unifi cada das Universidades Estaduais e Municipais


A Semana de Luta Unificada do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) que acontece nos estados, entre os dias 23 a 27 de maio, foi aprovada no 35º Congresso do ANDES-SN, como uma das atividades de mobilização do setor. Em uma conjuntura de intensos ataques aos direitos dos docentes e de sucateamento das IES nos estados, a defesa de mais recursos públicos para as instituições e a luta contra a precarização e o sucateamento das Iees e Imes se coloca fundamental.
Durante a Semana de Luta, os docentes irão intensificar ações contra o arrocho salarial, hoje agravado em vários estados e municípios pelo anúncio de não concessão sequer da reposição inflacionária e pelo desrespeito à data-base; contra a instituição da previdência complementar e os fundos de pensão e contra a lei de responsabilidade fiscal. Todas estas bandeiras de lutas traduzem a necessidade premente de defesa do serviço público de qualidade.
Dentre as atividades, algumas seções sindicais irão realizar, nas assembleias legislativas estaduais, manifestações para intervir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com o objetivo de buscar garantir mais verbas para a educação pública, em geral, e para as universidades públicas, em especial. Cabe lembrar que, regularmente, a tramitação desta importante peça de planejamento dos estados vai até o fim de junho ou começo de julho, pois os legislativos não podem entrar em recesso antes que a LDO seja aprovada.
[button link=”http://www.adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Anexo1-Circ122-16.pdf”]Acesse aqui e leia o material especial preparado pelo ANDES-SN[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *