Participe da edição 57 da revista Universidade & Sociedade


O ANDES-SN está construindo o número 57 da revista Universidade & Sociedade, que será lançado em seu 35º Congresso. O tema central da revista será “As lutas sociais ante a agenda do capital”.
Este número da revista tem como objetivo reunir artigos que tragam reflexões sobre as lutas sociais que vêm sendo construídas pelo conjunto da classe trabalhadora em suas diversas frentes, bem como as perspectivas que têm sido apontadas como formas de resistências aos seus direitos.
Os ataques do capital às políticas públicas, aos direitos humanos, sociais e trabalhistas têm sido aprofundados. No Brasil, as atuais medidas sob as amarras das Medidas Provisórias 664 e 665, que assumiram a natureza de Lei com os sugestivos números 13.135 e 13.134 respectivamente, editadas pela presidente Dilma Rousseff, restringem direitos já consagrados na Constituição Federal e em legislações infraconstitucionais como o Seguro Desemprego, o Seguro Defeso, o Abono do PIS, as Pensões por Morte e Auxílio Doença.
Segundo estudo preliminar do Dieese, as medidas de ajuste fiscal já resultaram em cortes orçamentários com inestimáveis prejuízos para as políticas públicas. No âmbito da educação, o ajuste fiscal traz sérias consequências à manutenção da educação básica e superior, nos limites impostos aos salários, na infraestrutura, no desenvolvimento das pesquisas, na manutenção dos estudantes com o corte de bolsas e auxílio permanência.
No âmbito das políticas sociais, o capital, juntamente com o avanço do conservadorismo e da direita, tem retirado direitos consagrados dos trabalhadores, bem como impedido a conquista de novos direitos, impondo a sua agenda, como o debate sobre a “ideologia de gênero”, os ataques aos movimentos GLBTQI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer e Intersex), a criminalização dos movimentos sociais, o PL 867/15, que inclui entre as diretrizes e bases da educação a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado. O contexto atual tem exigido uma resposta articulada do conjunto dos trabalhadores. É nesse sentido que se inserem as lutas de resistência à implantação do regime de expansão e acumulação do capital com base na “financeirização” e precarização das relações de trabalho.
O prazo final para o recebimento de artigos é o próximo dia 30 de outubro e eles devem obedecer às normas apontadas na Circular nº 191/2015 (leia aqui), emitida em 26/8/15 e constante no site do Sindicato.
Por outro lado, o ensaio fotográfico oferecerá um panorama visual das diversas ações que as Seções Sindicais (federais e estaduais) empreenderam e vivenciaram nas greves deste ano. Assim, solicitamos aos(as) companheiros(as) dirigentes que enviem para o e-mail do professor Antonio José Vale da Costa  da Comissão Executiva da Revista Universidade & Sociedade: tomze52@gmail.com, até o dia 30 de outubro do corrente ano as cinco mais expressivas imagens dessas atividades grevistas.
Informamos que cada foto deverá ter a indicação do autor (fotógrafo/jornalista/militante), identificação da Seção Sindical e possuir boa resolução (250 ppp / dpi ou acima).


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *