Áudio – Debate | Em Defesa do SUS


Como parte das atividades do movimento SOS Universidade Publica, o debate “EM DEFESA DO SUS”, contou com a participação de:
Nelson Rodrigues dos Santos – Professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/UNICAMP;
Alexandre Padilha – Secretário de Saúde do Município de São Paulo; Foi Ministro da Saúde no Governo Dilma
Ana Fonseca – Pesquisadora do NEPP/UNICAMP; Foi Secretária Extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza do Ministério de Desenvolvimento Social no Governo Dilma
Pedro Tourinho – Professor de Saúde Coletiva da PUC Campinas; Vereador da Câmara Municipal de Campinas
Serviço
Realizado em: 04 de agosto de 2016
Local: Auditório da ADunicamp (Rua Érico Veríssimo, 1479, UNICAMP).
——————————
Em Defesa do SUS
O desmonte do SUS (Sistema Único de Saúde), que está claramente delineado nas ações privatizantes do governo de Michel Temer, se efetivado, vai provocar uma tragédia social de dimensões ainda sequer dimensionadas.
Esse é um dos principais alertas que permeou as intervenções de três especialistas em saúde pública – os professores Nelson Rodrigues dos Santos e Pedro Tourinho, e o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha – e da professora Ana Maria Medeiros Fonseca, especialista em políticas públicas, durante o debate Em Defesa do SUS, ocorrido em agosto no auditório da ADunicamp.
O debate foi realizado por iniciativa do movimento SOS Universidade Pública e reuniu mais de 70 professores e alunos da Unicamp.
Além do alto nível das análises e dos relatos sobre a história e os fatos que envolvem o SUS, o debate mostrou a urgência de uma ampla campanha de esclarecimento sobre os efeitos devastadores, para a país, do desmonte da saúde pública, (com a opção pela medicina privada) que se delineia nas propostas do atual governo.
Hoje, o SUS é responsável por quatro bilhões de atendimentos, entre básicos e especializados, mais 500 milhões de exames laboratoriais, 200 milhões de exames radiológicos e onze milhões de internações hospitalares. Além disso, é um dos grandes indutores do desenvolvimento da pesquisa e da ciência e tecnologia no país.
Mesmo precarizado como é hoje, o SUS apresenta números e resultados que surpreendem estudiosos de sistemas públicos de saúde do mundo inteiro. O SUS é um modelo mundial de atendimento em saúde pública.
A ampliação desse debate se tornou ainda mais urgente com a recente aprovação, em primeira votação na Câmara dos Deputados, da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241. Os graves riscos dessa PEC para o futuro do SUS foram referidos por todos os quatro participantes do encontro.
Tendo isso em vista, a diretoria da ADunicamp, decidiu disponibilizar o áudio completo do debate realizado na entidade. Na medida do possível e da relevância dos temas abordados, tratamento semelhante será dado a outras iniciativas do movimento SOS Universidade Pública, num momento em o que o debate qualificado e engajado faz-se urgente na defesa de direitos básicos hoje sob forte ataque no país.
www.adunicamp.org.br

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *