Manifesto de apoio ao MCTI, repúdio ao Escola sem Partido e apoio à Pós-Graduação brasileira

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística vem a público expressar sua profunda preocupação com desenvolvimentos recentes que tocam a ciência e o ensino no Brasil. No âmbito do Poder Executivo, a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações prejudicará significativamente o avanço da pesquisa no país, incluindo em especial a área das ciências humanas. Trata-se de uma medida tomada por um governo interino que atesta a pouca importância que dá à pesquisa e consequentemente ao Brasil. A fusão vem junto de um corte de verbas da Capes e do CNPq que dificultará em muito o funcionamento minimamente adequado da pós-graduação nacional. Os danos causados levarão anos para ser compensados.
No âmbito do Poder Legislativo, tanto dos estados quanto dos municípios, o projeto de Lei 867/2015, “Escola sem Partido” representa um retrocesso inimaginável na educação do país. Aquilo que entende por “partido” é, na realidade, o pensamento crítico; o que propõe como neutralidade, o senso-comum forjado pelos meios de comunicação. Tirar da escola o seu papel de refletir, de questionar o mundo, é reduzi-la a um instrumento de transmissão de conteúdos inertes.
Convocamos, não apenas nossos associados, mas toda a comunidade das Letras a se mobilizar para 1. reverter a fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações, 2. reivindicar a volta dos recursos disponíveis na CAPES e CNPq ao nível de 2014, 3. exigir a anulação do Escola sem Partido. Somente através da união de nossa área conseguiremos construir uma voz forte o suficiente para ser ouvida.
Campinas, 27/06/2016
Diretoria da ANPOLL biênio de 2014-2016
[box type=”info”]Divulgação realizada a pedido do Prof. Paulo Oliveira (CEL/Unicamp)[/box]

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *