60º Conad do ANDES-SN tem início nesta quinta (13), em Vitória (ES)

De 13 a 16 de agosto, o ANDES-SN realiza, em Vitória (ES), o seu 60º Conselho das Associações Docentes (Conad). O encontro tem como tema central “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação” e será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes – SSind.) no campus de Goiabeiras da Ufes. A última edição do Conad, realizada em Aracaju (SE) em 2014, reuniu 202 professores de todo o país.
Durante o 60º Conad, os docentes irão debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional, aprovados no 34º Congresso da entidade, realizado em Brasília (DF), em fevereiro deste ano. O encontro acontece em meio à greve dos docentes federais, iniciada em 28 de maio e que já tem a adesão de 45 instituições (Confira o quadro atualizado), e diversas paralisações dos professores de universidades estaduais.
Segundo o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, a expectativa é que o Conad possa armar a categoria, a partir da atualização do Plano de Lutas, para ampliar a mobilização social e barrar os ataques à classe trabalhadora e à educação pública.
“O Conad acontece em um momento importante. Há a greve dos docentes federais, o fortalecimento da greve também em outras categorias dos servidores públicos federais, greves e mobilizações em muitas universidades estaduais. Com os recentes cortes no orçamento federal, há o aprofundamento da precarização nas Instituições Federais de Ensino. Além disso, de fevereiro para cá, a classe trabalhadora sofreu diversos ataques. Toda essa conjuntura será analisada pelos professores durante o encontro”, disse Rizzo.
A capital capixaba já recebeu o 4º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em 1985, e sediou dois Conads, o 6º em 1982 e o 46º em 2003.

Serviço

60º Conad: “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação”.
Quando: 13 a 16 de agosto
Onde: Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Goiabeiras

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *