O ANDES-SN realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, o seu III Seminário de Ciência e Tecnologia. O evento ocorrerá na sede ADunicamp.

O tema central do seminário “Marco Legal e a Privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil” será abordado em três mesas. A primeira tratará das questões jurídicas e dos enfrentamentos políticos com a participação de Ciro Teixeira Correia, da USP, e Adovaldo Medeiros Filho, da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN.

“A produção de Ciência no Brasil e os sistemas de avaliação” é o mote da segunda mesa, que terá como expositoras Luciana Rodrigues Ferreira, da EGPA, e Simone Maria da Silva, da UFRJ. Já a última mesa abordará o “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e as relações de trabalho”, com a participação de Claudio Ribeiro, da UFRJ, e Epitácio Macário, da Uece.

“O Marco Legal da CTI, de 2016, regulamentado pelo Decreto nº 9.283/18, promove um franco processo de privatização da C&T, contrário ao projeto de Universidade defendido historicamente pelo ANDES-SN. Da mesma forma, a avaliação do trabalho e da produção acadêmicas na lógica produtivista impacta o trabalho docente e o papel das IES, distanciando-as da sua função social”, explica Cristine Hirsch Monteiro, da coordenação do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GT C&T).

“Diante dos novos e acirrados ataques anunciados pelo governo recém-eleito, precisamos estar organizados, unidos, para enfrentar este cenário”, acrescenta a 2ª vice-presidente da Regional Nordeste 2 do ANDES-SN.

A diretora do Sindicato Nacional reforça ainda a importância da participação das seções sindicais no encontro. “Os temas das mesas devem abordados previamente nos GTs C&T locais para que as discussões sejam alimentadas com análises e propostas vindas da base, pois o III Encontro de C&T prevê trabalho em grupos mistos que, consolidados na plenária de encerramento, deverão indicar ações e articulações a serem apreciadas no 38º Congresso do ANDES-SN , visando incrementar a luta, no próximo período, em defesa da C&T pública e de seu financiamento com recursos públicos”, conclui.

Após o encontro, no domingo, ocorrerá reunião do pleno do GT C&T para avaliar o evento e organizar os encaminhamentos.

Confira aqui o material de divulgação.

Serviço
III Seminário de Ciência e Tecnologia – “Marco Legal e a Privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil”

Data: 23 e 24 de novembro
Local: Auditório da ADunicamp –  Avenida Érico Veríssimo, 1479. Cidade Universitária, Campinas (SP).

Programação
23/11 (sexta-feira) – das 9h às 12h
MESA 1 – MLCTI: questões jurídicas e enfrentamentos politícos

23/11 (sexta-feira) – das 14h às 18h
MESA 2 – Produção de Ciência no Brasil e os Sistemas de Avaliação

24/11 (sábado) – das 9h às 12h
MESA 3 – MLCTI e Relações de Trabalho

24/11 (sábado) – das 14 às 17h
Grupos Mistos de Trabalho

24/11 (sábado) – das 17h30 às 19h
Consolidação dos Grupos de Trabalho

COMPARTILHE